sábado, 15 de dezembro de 2018

PEARL HARBOR-OFENSIVA JAPONESA CONTRA OS E.U.A. - 2ª GUERRA MUNDIAL


O ataque  a Pearl Harbor, ocorrido em 1941, representou a ofensiva do Japão contra os Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).


O nome está relacionado com a base atacada que se chamava  Pearl Harbor. Estava localizada no Havaí, no Oceano Pacífico.


O documento que declarou a guerra aos nipônicos foi assinado pelo Presidente dos Estados Unidos, Franklin Rooseveld, no dia seguinte ao ataque aeronaval.

Franklin Rooseveld - Presidente EUA

A Alemanha e a Itália, que estavam ao lado do Japão, deram apoio e também declararam guerra aos Estados Unidos.
Na manhã do dia 7 de dezembro de 1941 o Japão resolve atacar a base naval dos Estados Unidos de surpresa, ou seja, sem nenhuma declaração de guerra.
Chuichi Nagumo, almirante da Marinha Imperial do Japão, foi quem comandou o ataque.


Tanto os Estados Unidos quanto o Japão, já disputavam a hegemonia do continente asiático. Insatisfeito com a intromissão  e a expansão do imperialismo norte-americano, o Japão resolve atacar os Estados Unidos.

Chuichi Nagumo-Almirante da marinha Imperial Japonesa

Na época, o Japão estava a expandir-se rapidamente, travando guerra com diversos países da Ásia, como a China (1894-95); e da Europa, por exemplo, a Rússia (1904-05).
Por esse motivo, os Estados Unidos resolveram bloquear o abastecimento de produtos essenciais para o Japão, estacando também a exportação do petróleo. A resposta do império nipônico foi um ataque surpresa composto por mais de 350 aviões.


Esse ataque, para os americanos, resultou na morte de aproximadamente 2400 militares, 70 civis e 1170 feridos.
Foram ainda destruídos, 11 navios e 188 aviões da base americana. Do lado japonês cerca de 30 aviões foram destruídos, 74 danificados e 5 submarinos perdidos.
A resposta americana ao ataque de Pearl Harbor foi declarar guerra ao Japão. Em 1945, os Estados Unidos lançou a Bomba Atómica  nas cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki. Esse acontecimento pôs fim à Segunda Guerra Mundial



Bombas Atómicas

Sem comentários:

Enviar um comentário