domingo, 13 de setembro de 2020

SIGNIFICADO DAS CORES NA CULTURA JAPONESA (1)

 

A sociedade japonesa detém tradições antigas que moldaram os japoneses durante milênios. No caso das cores, têm associações simbólicas que aparecem na arquitetura, nas artes, nos rituais japoneses e nas roupas. Atualmente, alguns dos significados tradicionais das cores, ainda se mantêm.

Há muitas cores que são consideradas auspiciosas pelos japoneses. Outras, consideram-nas importantes em casamentos e noutros rituais. Existem muitas regras intemporais associadas ás cores do quimono.

Vermelho – Aka ()

O vermelho é chamado “Aka”. A cor vermelha tem grande presença na cultura tradicional japonesa, desde a antiguidade até hoje. A referência mais imediata é a bandeira do país, chamada Hinomaru. O círculo vermelho representa o Sol. A combinação do vermelho e branco é tida como boa sorte.

As noivas vestem vermelho no dia do casamento, utilizam envelopes vermelhos com dinheiro, que são dados em ocasiões especiais como casamentos, nascimentos de bebés e celebrações de Ano Novo. A cor vermelha é considerada uma cor comemorativa.

Aproximadamente no século VI, o vermelho, já representava muito no quotidiano dos japoneses. Na época, a cor era relacionada com as doenças. Contudo, com o tempo, passou a ser associada como proteção contra doenças e maus espíritos.

O vermelho também está relacionado com a proteção das crianças. “Akachan”, palavra japonesa para bebê, é formada pelo ideograma da cor vermelha akai. No Japão, as estátuas de JizoBosatsu, são protetoras das grávidas, recém-nascidos, crianças que geralmente usam gorros, casacos ou cachecóis vermelhos.

 

Construções religiosas, tanto budistas como xintoístas, frequentemente utilizam o vermelho. Por exemplo, o torii (portal), quando de madeira, é pintado de vermelho, como sinal de proteção. No folclore japonês, figuras como o Tengu e o Daruma, são geralmente vermelhos.

Curiosamente, os personagens principais de muitos desenhos animados e séries, usam roupas ou robôs vermelhos, assim como a maioria dos logotipos de empresas japonesas.

Os japoneses usam muito o inkan, carimbo com o ideograma da família, que funciona como a assinatura em documentos. Tradicionalmente, utiliza-se uma almofada com tinta vermelha.

Durante as guerras civis japonesas (1467-1568), o vermelho era usado pelos samurais como símbolo de força e poder na batalha. Foi também usado como maquiagem no Japão muito antes do batom se tornar popular o cártamo era usado como base para os batons.

A louça de barro mais antiga do país (Jomon) e outros utensílios de madeira feitos na mesma época, são pintados com uma laca chamada ‘sekishitsu’. Há muitos tons tradicionais de vermelho no Japão: Shuiiro (vermelhão), akaneiro (vermelho mais intenso), enji (vermelho escuro), karakurenai (vermelho) e Hiiro (cor vemelha muito viva) estão entre eles.

Branco – Shiro ()

Branco tem sido uma cor auspiciosa no Japão durante a maior parte de sua história. Branco representa a pureza e a limpeza na sociedade japonesa tradicional, e é visto como uma cor abençoada. Por causa da sua natureza sagrada, o branco é a cor tradicional de eventos felizes como casamento e nascimento, além de aparecer na bandeira japonesa.

Vermelho e Branco Kouhaku/紅白

 A combinação de vermelho e branco (Kouhaku) é um símbolo para ocasiões especiais ou felizes. As longas cortinas com listras vermelhas e brancas são penduradas em receções de casamento. Mizuhiki, (cordas de papel cerimoniais) nas cores vermelho e branco são usados ​​como ornamentos para casamentos e outras ocasiões importantes.

“Kouhakumanjuu” (pares de bolos de arroz cozido no vapor recheado com feijão doce (azuki) muitas vezes são oferecidos como presentes em casamentos, formaturas e outros eventos comemorativos. O “Hinomaru bento” que se caracteriza por arroz branco com um umeboshi no centro, assemelhando-se à bandeira japonesa.

Preto – Kuro ()

 O preto é chamado kuro em japonês. Tradicionalmente, o preto representa mau agouro, morte, luto, destruição, medo e tristeza. Ornamentos em preto (kuro) e branco (Shiro) são geralmente usadas em funerais.

Por outro lado, o preto também tem sido tradicionalmente uma cor que representa a formalidade e a elegância e especialmente influenciada pela crescente popularidade das concepções ocidentais de eventos blacktie.

O uso mais antigo da cor preta na cultura japonesa foi a tatuagem. Nos tempos antigos, alguns pescadores tinham o hábito de tatuar grandes pássaros ou peixes para se proteger do mal. A partir do período Nara, as tatuagens seriam usadas para marcar criminosos como punição, e desde então as tatuagens, passaram a ser associadas a gângsteres japoneses.

O preto também era usado para maquilhagem desde os tempos antigos. Era usado para pintar sobrancelhas como em muitos outros países, mas o Japão também tinha um costume muito estranho chamado O-haguro onde especialmente as mulheres tingiam os dentes de preto.

O preto também é uma cor importante nas artes japonesas, como a caligrafia e especialmente através do sumi-e, onde o pintor usa apenas tinta preta para fazer belas pinturas.


Sem comentários:

Enviar um comentário