quinta-feira, 5 de outubro de 2017

O SAKE - BEBIDA TRADICIONAL DO JAPÃO


O sake é uma espécie de aguardente, proveniente da fermentação do arroz e purificada por filtração. Pode beber-se, quente ou frio, em taças ou em pequenos copos, como acompanhamento de uma refeição japonesa.
Pode, ainda, utilizar-se na cozinha para perfumar certos pratos, temperar algumas carnes ou verduras.
Existe, também, uma outra bebida japonesa, obtida do arroz, chamada Mirin. É um vinho de arroz açucarado, com pouco álcool. Utiliza-se fervido, para adoçar alguns pratos, na cozinha japonesa.
Sake, o famoso vinho de arroz, faz parte da história do Japão tal como o Karaté, o Sumo ou o Samurai.
Há três séculos atrás, o primeiro sake foi designado kuchikami.
Nessa época, o arroz e restantes ingredientes eram mastigados pelos habitantes de toda a aldeia, sendo colocada a massa daí oriunda, numa tina a fermentar. Nos dias de hoje, após a descoberta das leveduras, o teor de álcool subiu, os métodos de fabrico são substancialmente diferentes, mais higiénicos.
Garrafa japonesa de Sake - 1740
A Segunda Guerra Mundial também alterou a receita. Com a escassez de arroz, os fabricantes desta bebida foram forçados a desenvolver novos métodos para aumentar os seus rendimentos.
Através de decreto do governo, foram adicionados álcool puro e glicose a pequenas quantidades de arroz triturado, conseguindo obter, assim, maior quantidade de sake.
Atualmente, 95% desta bebida, é fabricada através dessa técnica, dizendo os conhecedores que o melhor sake é feito só com arroz, arroz de koji e água.

O masu, ou copo de sake, é um vasilhame tradicional, mas é evitado pelos puristas pois a madeira afeta o sabor do sake. Em alguns dos mais tradicionais restaurantes japoneses, como mostra de generosidade, a pessoa que serve pode pôr um copo dentro do masu (ou pôr o masu dentro de um pires) e encher até que o sake transborde e derrame no vasilhame secundário.

A água

O arroz

Estas duas pinturas simbolizam os dois ingredientes fundamentais na preparação do sake


Sem comentários:

Enviar um comentário