sábado, 29 de setembro de 2018

RESPONSABILIDADES NAS ARTES MARCIAIS



Responsabilidade é a capacidade de assumir com as consequências das suas atitudes e com as atitudes dos outros ao seu redor. É a capacidade de não fugir ás obrigações e de cumprir da melhor maneira o que lhe foi pedido. Dentro de um dojo marcial o conceito de responsabilidade é transmitido desde os primeiros dias de treino, pois está diretamente ligada às atitudes dos praticantes em relação às tradições do dojo e qual é o tamanho da importância e responsabilidade dele ao decidir fazer parte deste.


Ser responsável é ter ou desenvolver a capacidade de realizar o que nos é proposto dentro das condições que nos são propostas. Um é responsável pelo outro, um deve contribuir para o crescimento e amadurecimento do outro, o sensei é o responsável pelo dojo e, os senpai são responsáveis por ajudar o sensei a organizar o dojo e os demais alunos, ajudando-o a ensinar e direcionar todos os que ali estão.


As responsabilidades de cada um estão intimamente ligadas à posição que ocupa dentro do dojo, a cor do cinto dentro do budo kaiso (hierarquia), indica qual a responsabilidade assumida com seu sensei e com o dojo. Ao conversar com os karatecas principiantes sempre procuro lembrá-los de seu compromisso com o nosso dojo. Todos somos elos de uma corrente e quanto mais unidos e cientes do que temos a fazer, mais forte será o nosso convívio. Como praticantes de artes marciais temos a responsabilidade de manter vivos os ensinamentos dos sensei e mestres que vieram antes de nós!


Sem comentários:

Enviar um comentário