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de um mês após o nascimento de um bebé, 31 dias para os meninos e
32 dias para as meninas , as famílias vestem a criança com um
pequeno kimono de seda especial para a ocasião e levam-na a um
templo xintoísta para a cerimonia da primeira visita do bebé ao
Templo. O kimono das meninas chama-se ubugui, de seda vermelha
ricamente estampada com símbolos da infância e de boa sorte, como
fitas e bolas (mari). O kimono dos meninos chama-se habutae (seda
plana – refere-se ao tecido com que o kimono é feito) e é
complementado com uma kapa (do português “capa” – conjunto de
gola em forma de disco e touca branca com uma capa redonda preta que
era usada por navegantes europeus no Japão do séc. XVI). OMIYAMAIRI
significa “visita ao templo” e corresponde mais ou menos ao
batismo no Cristianismo.
Atualmente,
devido à grande procura desta cerimonia, é muito dificil encontrar
horários disponíveis nos templos, o OMIYAMAIRI é feito até 100
dias após o nascimento do bebê. Nessa cerimonia o sacerdote ou
sacerdotisa mencionam o nome do bebé, dos pais da criança e o
endereço da família pedindo a bencão divina para eles e para o seu
lar. Todos os familiares fazem oferendas simbólicas deixando ramos
de Tamagushi (pequenos galhos de árvore com enfeites de papel) no
altar.
Simbolicamente o OMIYAMAIRI representa a apresentação de uma nova pessoa aos deuses e à sociedade.
Existe
a versão budista da mesma cerimonia, chamada de HATSUMAIRI, que
significa “primeira missa” ou “primeiro serviço”.
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