quarta-feira, 10 de outubro de 2018

OMIYAMAIRE – O NASCIMENTO BEBÉS JAPONESES



Cerca de um mês após o nascimento de um bebé, 31 dias para os meninos e 32 dias para as meninas , as famílias vestem a criança com um pequeno kimono de seda especial para a ocasião e levam-na a um templo xintoísta para a cerimonia da primeira visita do bebé ao Templo. O kimono das meninas chama-se ubugui, de seda vermelha ricamente estampada com símbolos da infância e de boa sorte, como fitas e bolas (mari). O kimono dos meninos chama-se habutae (seda plana – refere-se ao tecido com que o kimono é feito) e é complementado com uma kapa (do português “capa” – conjunto de gola em forma de disco e touca branca com uma capa redonda preta que era usada por navegantes europeus no Japão do séc. XVI). OMIYAMAIRI significa “visita ao templo” e corresponde mais ou menos ao batismo no Cristianismo.
Atualmente, devido à grande procura desta cerimonia, é muito dificil encontrar horários disponíveis nos templos, o OMIYAMAIRI é feito até 100 dias após o nascimento do bebê. Nessa cerimonia o sacerdote ou sacerdotisa mencionam o nome do bebé, dos pais da criança e o endereço da família pedindo a bencão divina para eles e para o seu lar. Todos os familiares fazem oferendas simbólicas deixando ramos de Tamagushi (pequenos galhos de árvore com enfeites de papel) no altar.


Simbolicamente o OMIYAMAIRI representa a apresentação de uma nova pessoa aos deuses e à sociedade.
Existe a versão budista da mesma cerimonia, chamada de HATSUMAIRI, que significa “primeira missa” ou “primeiro serviço”.


Sem comentários:

Enviar um comentário