sábado, 17 de novembro de 2018

HISTÓRIAS E LENDAS DOS VELHOS MONGES GUERREIROS (5)





Os nossos amigos:
 Esta é a história de um rapazito que tinha muito mau carácter. O pai deu-lhe um saco de pregos e disse-lhe que cada vez que perdesse a paciência, deveria pregar um prego atrás da porta.
No primeiro dia, o rapazito pregou 37 pregos. Nas semanas que se seguiram, à medida que ele aprendia a controlar o seu génio, pregava cada vez menos pregos.Descobriu que era mas fácil controlar o seu génio do que pregar pregos atrás da porta. Chegou o dia em que pôde controlar o seu carácter durante todo o dia. Depois de informar o pai, este sugeriu-lhe que retirasse um prego por cada dia que conseguisse controlar o seu carácter.
Os dias passaram e o jovem pode finalmente, anunciar ao pai que não restavam mais pregos para retirar da porta. O pai pegou-lhe na mão e levou-o até à porta e disse-lhe: "Trabalhaste duro, meu filho, mas olha para todos esses buracos na porta. Nunca mais será a mesma. Cada vez que tu perdes a paciência, deixas cicatrizes exactamente como as que aqui vês". Podes insultar alguém e retirar o dito, mas o modo como falaste devastará essa pessoa e a cicatriz perdurará para sempre. Uma ofensa verbal é tão maléfica como uma ofensa física.
Os amigos são jóias preciosas. Fazem-nos rir e incitam-nos a seguir em frente. Escutam-nos com atenção, e estão sempre prontos a abrir o seu coração. Os amigos são jóias preciosas.



Sem comentários:

Enviar um comentário