quinta-feira, 19 de setembro de 2019

CALÇADO TIPICAMENTE JAPONÊS


TABI são meias tradicionais Japonesas que remontam ao século XV. Até ao alto do tornozelo e com uma separação entre o dedo grande e os outros dedos dos pés, eles são usados por homens e mulheres com zori, geta e outros calçados tradicionais. O tabi também é essencial com roupas tradicionais, kimono, além de serem usados pelos samurais na era feudal. A cor mais comum é branca, e é usado em situações formais, como cerimonias de chá. Os homens às vezes usam tabi azul ou preto para viajar. Tabis coloridos também estão disponíveis e são usados com mais frequência pelas mulheres, embora eles também ganhem popularidade entre os homens.
Em contraste com as meias que, quando puxadas, encaixam o pé confortavelmente por causa de seu tecido elástico, o tabi é costurado de um pano cortado para formar. Estão abertos nas costas para que possam ser escorregados e têm uma fila de fechos ao longo da abertura para que eles possam ser fechados.

GETA, calçado tradicional que se assemelha tanto aos tamancos como chinelos, usado por homens e mulheres, tipo de sandália com uma base elevada de madeira, presa ao pé por um pedaço de tecido que se fixa entre os dedos. São usados com roupa tradicional japonesa como o Kimono ou yukata , e também com roupas ocidentais, durante os meses de verão. Às vezes os geta são usados na chuva ou neve para manter os pés secos, devido à sua altura extra e impermeabilidade em relação a outros calçados. Geta são feitos de uma peça plana de madeira em duas ripas (chamado de ha, ou dentes) que elevam a única peça 4-cm do chão.


Durante o Período Nara (710-794), a aristocracia japonesa usava sapatos ou botas, influenciado pelo calçado de estilo chinês. No Período Heian (794-1192) foi quando o zori (chinelos) e geta (tamancos) começaram a ser usados. O clima no Japão é muito húmido e os sapatos tornaram-se bastante quentes durante o verão, o zori e geta são calçados mais frescos. Geta era usado para sair, porque eram suficientemente altos para manter um kimono sem arrastar pelo chão. Era usado também para proteger os pés da lama, em dias de chuvas ou mesmo para realizar trabalhos na agricultura, nos arrozais japoneses.

As pessoas continuaram a usar geta e zori durante o período Tokugawa (1603-1867), onde muitos estilos diferentes de geta começaram a aparecer. Devido ao encerramento dos portos do Japão para estrangeiros, a cultura japonesa (e calçado) floresceu nessa época.




Sem comentários:

Enviar um comentário