quinta-feira, 22 de março de 2018

ARTES MARCIAIS – UM LONGO CAMINHO

Armadura Samurai

Artes marciais são um conjunto de técnicas de defesa e ataque que, depois de exaustivamente treinadas, no limite, poderão salvar-nos a vida.

Longo é o caminho da aprendizagem técnica e o subsequente desenvolvimento físico e mental, imprescindíveis para o sucesso dessa caminhada. Na verdade, a aprendizagem destas artes, não é para todos. São requisitos a humildade, resiliência, persistência, na procura da perfeição técnica e humana.

Espada Samurai

Não é por mero acaso que, entre milhares de praticantes, são poucos os que conseguem obter o seu primeiro cinto negro e adotarem a Arte como uma forma de estar na vida. O 1º Dan-cinto negro é, verdadeiramente, o início da aprendizagem. É o momentos em que surgem grandes dúvidas e incertezas. As técnicas não são tão perfeitas como gostaríamos, apesar do trabalho e empenho. Para os que ficam, a luta pela perfeição não parará mais. Será sempre a nossa motivação para continuar.

Armadura Samurai

É relevante quem escolhemos para nosso Sensei. Professor, mentor que pretensamente, nos acompanhará enquanto praticantes e cujo elo de amizade será para a vida. Devemos trata-lo com o maior respeito, demonstrando-lhe a nossa gratidão e amizade. 
Nem sempre assim foi. Eram os antigos mestres que escolhiam criteriosamente os seus alunos, a quem transmitiam a essência da sua arte de forma particularmente exigente e rigorosa. 

 Castelo de Osaka

Revejo-me na Arte mais tradicional, onde a presença no Dojo e o treino, são regidos por normas específicas, criadas pelos antigos mestres japoneses, mantendo-se, na sua generalidade, atuais e imprescindíveis para os resultados e sucessos ambicionados.

Caráter, sinceridade, respeito e auto-controlo. Máximas que, quando praticadas, nos honram enquanto professores ou praticantes e nos engrandecem como seres humanos.



Agradeço ao Dr. António Brito (Escola Superior de Desporto de Rio Maior), as fotografias que gentilmente me disponibilizou, recolhidas na sua última viagem ao Japão e que ilustram este texto.

Sem comentários:

Enviar um comentário