sexta-feira, 23 de março de 2018

O JAPÃO NA EXPO 1998



Realizou-se em Lisboa de 22 de Maio a 30 Setembro de 1998. Teve o propósito de comemorar os 500 anos dos Descobrimentos Portugueses e atraiu cerca de 11 milhões de visitantes.
Arquitetonicamente, a Expo, revolucionou parte da cidade, pode-se, hoje dizer que o Parque das Nações é um exemplo de conservação bem-sucedida de um espaço urbano, que antes estava completamente degradado.

Na Expo´98, encontravam-se representados mais de uma centena de países. Através da mais avançada tecnologia, descobríamos os encantos e os mistérios dos mares e as histórias dos grandes navegadores.

Presente também o artesanato e a gastronomia dos países participantes, que nos trouxeram diversos e magníficos espectáculos de dança, música e teatro.


O Pavilhão de Portugal, um edifício próprio, desenhado por Siza Vieira e Souto Moura, abria para a Praça Cerimonial, a gesta Nacional da Expansão marítima foi o tema central de uma cuidada exposição.


O Japão, participou na Expo´98 em Lisboa, última exposição mundial do século XX, sob o tema “Os oceanos, um património para o Futuro”, onde, na verdade, se conseguiu, vislumbrar, de perto, o futuro.


Os objectivos definidos para esta exposição foram, dar a conhecer ao mundo o papel pioneiro e decisivo de Portugal nos Descobrimentos que conduziram ao processo de expansão europeia dos séculos XV e XVI. Contribuir para a criação de novos sistemas de gestão da massa líquida do Planeta e para a preservação do equilíbrio ecológico, através de formas racionais de exploração dos recursos marinhos; ainda recriar os oceanos como espaço de lazer e de inspiração artística.


O pavilhão japonês estava dividido em quatro zonas e possuía um auditório de 200 lugares.
Foi, de facto, um pavilhão que surpreendeu os visitantes. No meio de coisas simples, mas valiosas (como a colecção de conchas raras do anterior imperador Hirohito), surgiram exemplos dos avanços tecnológicos.
No encontro do Japão com o Ocidente e consequente intercâmbio, o visitante recuava no tempo, até à cidade de Nagasáqui no século XVI. Com a ajuda de imagens virtuais, foi guiado por Luís Fróis, o primeiro missionário jesuíta no país do Sol Nascente, que descreveu a vida diária naquele porto e as alterações provocadas pela chegada dos portugueses.

A seguir, estava-se no coração do pavilhão, “Rumo a uma nova era marinha” (espectáculo de imagens tridimensionais, com efeitos de luz e som), que escondia os pormenores mais espectaculares. Mas a demonstração da tecnologia nipónica ainda não tinha terminado. No alvorecer da era dos grandes intercâmbios, tartarugas animadas convidavam a entrar nas suas casas e falavam da importância dos mares. Foram, também elas, as protagonistas do filme musical “O nosso mar, nosso amigo”, que encerrava o percurso.

   

2 comentários:

  1. Como era o pavilhão japonês 1998, por que nenhuma ilustração ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não consegui fotos relativas á publicação. Se conseguir algumas, agradeço que me envie. Antecipadamente grato

      Eliminar