sábado, 10 de março de 2018

O KARATÉ NA TERCEIRA IDADE


Praticar Karaté na terceira idade, com um treino  adequado, é possível  melhorar as  diferentes capacidades físicas, como força, flexibilidade, resistência e agilidade. 
A participação regular num exercício físico tem sido uma das alternativas para amenizar o impacto do envelhecimento sobre algumas funções fisiológicas, pois o sedentarismo prolongado leva a uma diminuição gradual da aptidão física.

Os benefícios da prática do Karaté são muitos, principalmente para os Idosos, onde o equilíbrio e a flexibilidade representam qualidade de vida e mais segurança diminuindo a possibilidade de quedas e fraturas.


 Nakayama  ( 10º Dan, foi um dos mestres mais influentes da história do Karaté Shotokan)  afirmou em 1979 que um karateka através das práticas domina todos os movimentos do corpo, aprendendo a movimentar o corpo de um modo livre e uniforme.

 O Karaté desenvolve principalmente a concentração, rapidez de raciocínio, elasticidade, coordenação motora e fortalecimento muscular, tornando os idosos mais ativos, fortes, perspicazes e resistentes nas atividades quotidianas.

 A prática aumenta o senso de responsabilidade, o espírito de disciplina, além de valorizar a procura contínua  do caráter.

 O Karaté incentiva o idoso a vencer no seu dia a dia os seus próprios limites, sendo assim, um componente fundamental no auxílio, na modificação do estilo de vida e na adoção de uma vida mais ativa e saudável.


 O processo de envelhecimento, ao qual ninguém se encontra imune, provoca alterações a nível da aptidão física, em especial a força, a flexibilidade o equilíbrio, e cognitiva, como a memória e a atenção, do ser humano. Diversos estudos demonstram que o Karaté apresenta-se como uma modalidade desportiva completa, tanto a nível físico como mental. Também desses estudos foi comprovado que os idosos praticantes de Karaté, comparados com os não praticantes, tem uma superior capacidade funcional e cognitiva. 



Sem comentários:

Enviar um comentário