terça-feira, 5 de março de 2019

FILOSOFIA DOS SAMURAIS (1)


Para tranquilizar a mente, deve-se engolir a própria saliva. Esse é o segredo.
Yamamoto Tsunetomo


O estado de espírito  revela-se em seus sonhos. Devemos esforçar-nos para fazer dos sonhos nossos aliados.”
Yamamoto Tsunetomo


Seja fiel ao pensamento do momento e evite distrações. Em vez de se esforçar para dar conta de tudo, concentre-se apenas no que está a fazer. Procure privilegiar um pensamento de cada vez.”
Yamamoto Tsunetomo  


Quando enfrentamos calamidades ou situações difíceis, não é suficiente manter-nos calmos, mas sim enfrentá-las com coragem e satisfação.
”Yamamoto Tsunetomo  


Existem duas coisas que poderão manchar a conduta de um vassalo: riqueza e glória. Se alguem tiver uma vida de privações, ela não será corrompida.”
Yamamoto Tsunetomo   


O Caminho do Samurai é encontrado na morte. Entre ela ou qualquer outra coisa, não há dúvida: a escolha deve ser a morte.”
Yamamoto Tsunetomo   


Existe uma maneira de um samurai criar o filho. Desde a sua infância deve ser encorajado à bravura, e deve-se evitar assustá-lo ou provocá-lo com trivialidades. Se uma criança for afetada pela cobardia, isso permanecerá como uma cicatriz para toda a vida.”Yamamoto Tsunetomo  


Eu não tenho talentos, faço da minha imaginação meus talentos. Eu não tenho amigos, faço da minha mente minha única amiga. Eu não tenho inimigos, faço do descuido meu inimigo. Eu não tenho armadura, faço da benevolência minha armadura. Eu não tenho castelo, faço do caráter meu castelo. Eu não tenho espada, faço da perseverança minha espada.



Sem comentários:

Enviar um comentário