segunda-feira, 18 de março de 2019

INSTRUMENTOS MUSICAIS JAPONESES


Há  muitos instrumentos musicais tipicamente japoneses, muito pouco conhecidos no Ocidente. Sendo o Japão um país milenar, nada melhor que conhecer uma das mais interessantes faces de sua rica cultura. 
Instrumentos tipicamente japoneses e pouco conhecidos no Ocidente são vários, chegando facilmente a uma centena. Naturalmente, alguns deles têm um destaque maior, e são esses que iremos conhecer.


KOTO, também conhecido como “a cítara japonesa”. É um instrumento de 1,80m de comprimento e treze cordas, lembrando um pouco uma harpa, mas feito de uma placa de madeira que pode ser colocada em cima de mesas ou até no chão. É um dos instrumentos mais populares do Japão, aprendido normalmente na idade escolar.

Koto - Cítara japonesa
SHAMISEN é um instrumento que lembra um banjo ou alaúde, mas com o “braço” mais longo, e três cordas. Ficou conhecido fora do Japão por ser muito tocado por gueixas no passado. Hoje, o shamisen é particularmente comum em (Okinawaken, Província de Okinawa).
shamisen
TAIKO é um instrumento de percussão, talvez o mais conhecido fora do Japão. Lembra um grande tambor, mas com uma pele diferente dos tambores ocidentais. A origem deste instrumento é incerta, havendo muitas versões. O que se sabe é que ele foi muito usado nas guerras do Japão feudal.
Taiko
BIWA é outro instrumento de cordas que lembra um alaúde. Existe mais de um tipo de biwa, cada um com um número de cordas diferentes. Mas a versão “tradicional” tem quatro cordas. Uma curiosidade interessante é que, de acordo com o xintoísmo japonês, esse é o instrumento escolhido por Benten, a deusa da música.
Biwa
TONKORI é um instrumento típico da ilha de Hokkaidou, uma herança cultural dos povos ainu que habitam a região. É um instrumento com cinco cordas, que lembra um pouco koto, porém é bem mais curto.

Tonkori

SHAKUHACHI lembra uma flauta. É um instrumento de sopro feito de bambu, com cinco orifícios (um para o polegar, outros quatro para os demais dedos). Até onde se sabe, chegou ao Japão trazido pelos chineses. Hoje em dia, é muito usado em cerimonias do Zen Budismo.
Shakuhachi
Naturalmente, há muitos outros que mereceriam destaque. Mas estes servem para despertar a sua curiosidade e ilustrar a imensa riqueza da música tradicional japonesa. 

Horagai - Grandes búzios utilizadas como trombetas há séculos no Japão

Sem comentários:

Enviar um comentário