quarta-feira, 3 de abril de 2019

KANJI – ESCRITA JAPONESA



Dos três sistemas da escrita utilizada no japonês, o Kanji é o último que se aprende sendo o mais interessante. Observado um texto em japonês, podemos reconhecer os Kanjis como as letras mais elaboradas (as famosas “casinhas”), apesar de também existirem Kanjis extremamente simples.

Os Kanjis tiveram origem na China há milhares de anos atrás e parte deles foram trazidos para o Japão por volta do século IV, passando assim a fazer parte do sistema de escrita japonesa. Por mais que aos olhos de um leigo o japonês e o Chinês pareçam semelhantes, as semelhanças são poucas.


As características mais marcantes do Kanji é o facto de cada símbolo possuir um significado único. Cada símbolo representa uma ideia.

1 Kanji que significa amor
2 Kanji que significa estudos
3 Kanji que significa pássaro
4 Kanji que significa paz

Na escrita japonesa, grande parte das palavras são escritas em kanji. Misturam-se com os outros dois sistemas de escrita (hiragana e katakana) e assim são formados os textos em japonês. Cada kanji possui algumas formas com que pode ser lido, sendo que dentro das palavras, eles sempre possuem uma leitura única.

Vejamos um exemplo:

1 大きい Grande (OOKII)
2 大学 Universidade (DAIGAKU)

Na primeira palavra, o kanji é lido como “OO”. Note que ainda faz parte a mesma palavra os hiraganas きい. Já na segunda palavra, o mesmo kanji é lido como だい. O seu significado nunca muda, mas o que importa no fim das contas é o significado da palavra na qual ele está sendo utilizado.

Uma placa de aviso em japonês, onde os kanjis são utilizados para escrever palavras.
Basicamente, os kanjis são utilizados para escrever palavras, nada mais do que isso. Grande parte das palavras em japonês são escritas utilizando dois kanjis. Algumas são formadas por um só, algumas por três, outras por quatro e assim por diante. Este é o erro número um dos métodos de estudo de japonês, no que diz respeito a kanji: Eles focam mais nas informações isoladas do kanji do que no seu uso prático, no caso, as palavras.

Uma palavra em kanji com a maneira com que eles devem ser lidos em cima, prática chamada de “furigana”

Hoje, o número de kanjis de uso diário é de 2136 símbolos. Mas não é necessário saber todos para ler e escrever japonês. Muitos deles são raros e aparecem apenas em textos com um vocabulário muito específico. Há uma estimativa que, com apenas 1080 kanjis, é possível ler mais de 80% do conteúdo do japonês.

A palavra “sucesso” escrita em kanji 




Sem comentários:

Enviar um comentário