terça-feira, 20 de agosto de 2019

TATUAGENS NO JAPÃO


Quem costuma pesquisar a cultura japonesa já deve ter lido que as tatuagens não são bem-vindas por serem associadas com a Yakuza (Yakuza (ヤクザYakuza [jaꜜkuza]), também conhecida como gokudō (極道, gokudō), são os membros de grupos de uma organização criminosa). 

O Japão tem uma longa história de amor e ódio com tatuagens, desde o período Jomon (10000 AC até 300 AC) que foi a primeira civilização japonesa da história 
As tatuagens nem sempre foram odiadas, na verdade algumas tribos étnicas como os Ainus, de Hokkaido, costumavam tatuar as mulheres na região ao redor da boca e dos lábios.

A situação mudou repentinamente durante a era Edo (1603-1868). Época de grande crescimento económico que levou muitas pessoas a migrarem para as grandes cidades. A criminalidade consequentemente aumentou e as autoridades resolveram tomar medidas drásticas, tatuar os criminosos em áreas visíveis do corpo, para que estes ficassem marcados para sempre. 
Cada região fazia símbolos específicos, forma de identificar o local onde o crime foi efetuado.

Durante a era Meiji as tatuagens tornaram-se ilegais por muitos anos (1872 até 1948)
Isso deve-se ao fato da era Meiji ter sido onde o Japão começou a adotar costumes vindos do Ocidente. O governo proibiu o porte de espadas samurai e tatuagens por medo que os europeus e americanos achassem esses costumes bárbaros. O que aconteceu porém foi o oposto. Os viajantes ocidentais apaixonaram-se pelas tatuagens de estilo japonês, chegando a pedir para serem tatuados também, o que fez com que a lei fosse revogada 
Membros da mais alta aristocracia como o Príncipe Alfredo, um dos filhos da Rainha Vitória, fizeram tatuagens no Japão.


Durante os próximos Jogos Olímpicos, as tatuagens vão ser um dilema para a organização, visto continuarem a ser,para muitos japoneses um sinal de ofensa. 
A polémica vai ser em torno do estigma que que as tatuagens tem no Japão. É uma história tão complexa como antiga, basta lembrar que desde o século VIII AC os criminosos eram tatuados como forma de punição.



Este assunto, pode ser mais um grande legado dos próximos Jogos Olímpicos, mudar o status das tatuagens no Japão




Sem comentários:

Enviar um comentário