sábado, 20 de maio de 2017

KARATE EDUCATIVO E DE COMPETIÇÃO

AS DIFERENÇAS ENTRE O KARATE EDUCATIVO E O DE COMPETIÇÃO

 
Segundo a tradição japonesa, para um samurai que venceu o medo à morte, um atacante perde sentido com a sua conduta, porque um homem que expulsou da sua consciência qualquer ideia agressiva para com outro e, ao mesmo tempo, vive à procura da paz e harmonia com o mundo, já não tem motivos para ter medo de ninguém.

Porém, a um outro guerreiro samurai “que não conhecia mais que o manipulação das armas”, não lhe restava outra alternativa senão treinar-se e superar-se por sua própria conta.

Ao longo da história do Japão, o seu povo reconheceu que a essência do karate e das artes marciais de uma forma geral, repousa no seu espírito. Há numerosos casos de mestres que fracassaram em consequência da sua falta de auto-controle ou perda da sua integridade.

O karate educativo persegue como objetivo principal o desenvolvimento dos valores do karate tradicional.

Recordemos a frase do Mestre Gichin Funakoshi:

O objetivo final da arte do karate não reside na vitória ou na derrota, mas sim no aperfeiçoamento do carácter dos praticantes”.


KARATE EDUCATIVO


KARATE DE COMPETIÇÃO


     Todos ganham

     Um ganha

      Resultados a longo prazo

     Resultados a curto prazo

     Toda a vida

     Só na juventude

      Condição física geral

     Condição física específica

      É comercial

     Não é comercial

      Desenvolvimento integral

     Desenvolvimento físico

      Eu ganho, tu ganhas

     Eu ganho, tu perdes

     Karate objetivo divertido

     Karate objetivo resultados

     Participam os pais

     Não participam os pais

     Recompensa o treino diário

     Recompensa o resultado
          
Treino dos Katas e Kion
Porque no mundo das artes marciais, a formação global dos indivíduos é de extrema importância, a relação do aluno com o mestre adquire transcendental importância. O respeito, a confiança e a estima que professam é mútua, chegando a alcançar níveis próprios de um alto grau de maturidade, característico de uma sociedade hierárquica e humana, formando a pedra angular sobre a qual assenta a prática de qualquer arte marcial.

A intuição e a aprendizagem devem apoiar-se mutuamente, marcando o caminho que só com esforço, perseverança, espírito de renúncia, sacrifício, unidas a capacidades físicas e psíquicas se pode progredir nas artes marciais e mesmo na vida; daí a extrema importância do relacionamento entre o aluno e o mestre.

Na formação de um atleta, para a alta competição, é fundamental que a mesma tenha, também e principalmente, um carácter profundamente educativo. Podemos então concluir que o karate educativo e de competição se complementam. Mas atenção! A prática excessiva e mal orientada do Karate de competição poderá ter, como consequência imediata, a perda do espírito marcial inerente à arte e, mais tarde, o abandono definitivo do praticante.

De qualquer forma, todos aqueles que ensinam o Karate deveriam fazê-lo tendo em atenção que na realidade se trata de uma arte marcial e não apenas de um desporto. É um meio extremamente eficaz de defesa pessoal que não deve ser desvirtuado. Só assim é possível manter vivo o espírito das artes marciais.




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