quinta-feira, 10 de maio de 2018

SUSHI - COMIDA TRADICIONAL JAPONESA


A comida Japonesa tornou-se mundialmente famosa por ser extremamente saudável, bonita e saborosa. Além da riqueza nutritiva, baixo teor de calorias e gordura, nenhuma culinária reúne num mesmo prato, tamanha gama de sabores e cores como, por exemplo, o Sushi.
Os ingredientes utilizados são frescos e preparados com grande cuidado.
Uma refeição típica pode incluir arroz, vegetais, uma sopa feita com pasta de feijão de soja (miso), pickles, peixe ou carne.
É curioso verificar, que cem anos atrás, os japoneses não comiam carne. Hoje, todavia, há muitas receitas deliciosas que utilizam galinha, carne de porco ou de vaca. Um dos pratos favoritos é feito com pedaços de galinha assada (yakitori), outro é feito com carne cozida, vegetais e coalho de feijão de soja (tofu), servidos numa panela, á mesa (sukiyaki). Cada pessoa mergulha os pedaços na panela, servindo-se do que quiser.


As algas secas (nori) são frequentemente comidas com arroz. As suas finas fatias, verdes e crocantes são deliciosas. As algas marinhas também são um alimento saudável porque contêm muito iodo.

Finas fatias de peixe cru (sashimi), servidas com rabanete, são um prato famoso. Por vezes, as fatias de peixe cru, são colocadas sobre bolinhos de arroz, cuidadosamente, moldados e temperados com vinagre (Sushi - prato típico da comida japonesa). Apesar de parecer simples, este tipo de comida requer muitos anos de estudo, para o cozinheiro se tornar profissional.
O peixe é cozido de muitas maneiras. O peixe, os frutos do mar e vegetais bem fritos (tempura), foram introduzidos no Japão no século XVI, por comerciantes portugueses. Desde então, tornou-se uma refeição tradicional no Japão.


As massas (soba, udon), são também muito populares no Japão, às vezes, são comidas em lugar do arroz. São geralmente servidas em tigelas fundas de sopa quente, cobertas com vegetais, carne ou peixe. No Verão, a massa fria mergulhada em molho, constitui uma refeição refrescante.
Após as refeições, é servido o chá verde (o-cha),  é, sem dúvida, a bebida favorita no Japão. É bebido quente e puro, sem nada adicionado.
No Sudeste Asiático, era conhecido o método de se conservar peixes, empacotando-os com arroz. A fermentação do arroz produzia ácido láctico que azedava o peixe, evitando a sua decomposição.  Esse peixe, era comido, nos lugares onde não era possível encontrar peixe fresco.
Só muito mais tarde, é que se passou a comer peixe cru com arroz previamente fermentado.
Na região do lago Biwa (Japão) surgiu, há cerca de 1300 anos, o FunaZushi cuja confecção demorava de dois meses a mais de um ano. Comia-se apenas o peixe. O que constituía um significativo desperdício de arroz (além da demora).
Por volta do século XV, essa maturação do arroz passou a ser conseguida em menos tempo , com o acréscimo de outros ingredientes: - Gengibre, Wasabi Shoyu – o sushi mudou de nome e o arroz passou a ser comido junto com o peixe.


Era a época do Narezushi (vinagre no arroz para o fermentar) que, em meados do século XVII, foi introduzido pelas mãos do médico  Matsumoto Yoshiichi, de Edo (Tóquio).
Isso reduziu o tempo de preparo. Mas o sushi como o conhecemos foi finalmente concebido nos primórdios do século XIX , era chamado de Edomae Sushi, ou seja Sushi da Baía de Edo (Tóquio), pelo facto de os frutos do mar serem ali apanhados.
Foi também em Edo que apareceu um homem chamado Hanaya Yohei que teve a ideia de servir peixes, (que até então eram conservados em sal ou azedados), fatiados crus sobre bolinhos de arroz. O primeiro restaurante de sushi aberto por ele no bairro de Ryogoku, foi um sucesso.



A comida japonesa, nos últimos anos muito difundida em Portugal, é bastante diversificada e rica, e nela se destacam:

O Kamaboto que é uma espécie de croquete de peixe de forma semicircular que se encontra já preparado nas lojas japonesas.

A sopa de miso com carne – couve, cenouras, carne de porco picada, alho-porro, dashi, azeite e paté de soja fermentado.

Pudim de ovos ao vapor – ovos batidos, dashi, sal, molho de soja, açúcar, frango cru, saké, gambas, míscaros ou shitakés, kamaboto o outra erva aromática.

Rebentos de soja com ovo – rebentos de soja, ovos, gengibre, óleo de sésamo e sal.

Fondue à japonesa – gambas, cenoura, beringela, noris (algas), cebola, abóbora, folhas de perinhas de Nankín e batata, como principais ingredientes.Rolinho de arroz com enguia – arroz, folhas de noris, sésamo, sal, molho de soja, azeite, wasabi, ovos, sopa de dashi, açúcar, saké, sopa de mirin, enguia, kampio, peixe branco e espinafres.

Carne com legumes – carne de vaca, batatas, cebola, cenoura, sopa de saké, sopa de azeite, molho de soja.

Carne de porco com ananás – carne de porco, ananás, folhas de alfavaca, ume boshi (ameixas salgadas), molho de soja e açúcar.
Tofu na chapa com cogumelos – tofus (patê de soja), cogumelos, limão, farinha, sopa de azeite, sal, pimenta, sopa de molho de soja, sopa de saké, sopa de dashi e rábano branco.

Koya tofu com cogumelos – queijos de soja secos, cogumelos secos, cenoura, sopa de molho de soja, sopa de açúcar, sal, dashi.

Beringelas com pimentos verdes e miso – beringelas, pimento verde, caldo de galinha, sopa de azeite, miso encarnado, sopa de açucar e sopa de saké.

Batatas com alho – batatas, sal, alho, sopa de azeite, caldo de katsuo bushi, molho de soja, pimenta.

Refogado de massa em tiras – massa japonesa em tiras, toucinho, cebolas, ovos, sopa de azeite, pimento verde, repolho, alho, molho de soja, sal e pimenta.

Massa com carne – massa japonesa em tiras, carne de vaca, dashi, alho-porro negro, croquete de kamabotu e cenoura.

Esparguete frio – esparguete de trigo, folha de nori, dashi para massa de trigo.

Arroz com míscaros – arroz, míscaros, sopa de saké, sopa de molho de soja e sopa de mirin.

Arroz de frango com legumes – arroz, carne de frango, cenoura, míscaros, ervilhas, dashi, raíz de bardana, sopa de saké, sopa de soja, mirin e sal.

Crepes com massa de feijão – ovos, açucar. Farinha, massa de feijão e óleo.

Pastéis ao vapor – farinha, fécula fermentada, açúcar, massa de feijão e azeite.


Os japoneses comem, em geral, com pauzinhos (hashi). A tigela de arroz é colocada na mesa, à esquerda, e a da sopa à direita. Os hashi são colocados em frente a elas, na posição horizontal. As crianças japonesas aprendem a segurá-los com a mão direita e a usar a esquerda para levantar as tigelas de arroz e da sopa enquanto comem. Bebem a sopa diretamente da tigela. No entanto, os outros pratos e tigelas ficam sobre a mesa.
Antes de a refeição começar, todos dizem Itadakimasu e ao terminar Gochiso-sama deshita. Estas frases expressam apreciação e agradecimento pela refeição.
Na maioria das famílias japonesas, cada pessoa possui o seu próprio hashi.







Sem comentários:

Enviar um comentário