sábado, 2 de fevereiro de 2019

DOGI, KARATEGI ou KIMONO


Mestre Funakoshi  teve que seguir algumas normas para que a recém arte de defesa pessoal de Okinawa, fosse aceita pela Dai Nippon Butotukai e assim se tornar uma Kakutougi (格闘技 – Arte Marcial Japonesa).   Entre as normas e exigências, havia a necessidade de adotar um uniforme para o treino, conhecido como DOGI (道衣).

Mestre Funakoshi, inicialmente adoptou o uniforme de treino do Judo, já que na época se adequava bem para os treinos de karate. Com o passar dos anos, algumas adaptações foram feitas, diferenciando o atual uniforme do de judo.


Então o nome certo é Dogi ?
A palavra Dogi, quando se refere ao uniforme para o treino, tem duas formas de escrita:

Dogi -(道衣) sendo o kanji Do () traduzido como caminho, e Gi () traduzido como uniforme.

A segunda forma é parecida, Dou () como Caminho, e Gi () do verbo Kiru (着る), que significa vestir.

Ambas as escritas são usadas para se referir ao nosso uniforme de treino.

Ainda existe uma terceira forma de escrita , que alguns usam para se referir à parte de cima do uniforme do kyudo , a arte do arco e flecha japones. Essa forma usa o kanji Do () de Torso ( parte superior do corpo), juntamente com os outros kanji já citados antes:

胴衣e 胴着 ( ambas se pronunciam DOGI), que pode ser traduzido como casaco, mas de uma forma genérica.

Dogi ( no caso do uniforme de treino) , pode ser traduzido como “uniforme do caminho”, que usamos para praticar o caminho”DO”, ou “vestir o caminho”, numa forma mais romantizada, ideal para os amantes da filosofia.

Uma coisa que deve ficar clara é que DOGI, é uma forma genérica para os uniformes de treino de artes marciais japonesas, sendo muito usada nos dojo de karate. Mas KARATEGI, é o mais correto , por ser mais especifico.

Como vimos antes, GI(/) é a palavra para uniforme, e usada juntamente com a palavra karate, temos o uniforme de karate ( KARATEGI), a vestimenta que usamos para treinar.
Essa forma também é usada para outras kakutougi (artes marciais Japonesas), como:

Judo – judogi – 柔道着 ou 柔道衣

Aikido – Aikidogi – 合気道着 ou 合気道衣

Jodo – jodogi – 杖道衣

O Gi ainda é usado noutras áreas, para se referir a uniformes de trabalho , escolas, academias e outros.

Utilizar a palavra kimono (着物), para se referir ao uniforme de treino de qualquer arte marcial japonesa, está errado. Kimono é um vestuário japones, também usado para se referir a vestimentas de gala, usadas em cerimônias especiais como casamentos, comemorações da maior idade, etc. E como é obvio é quase impossível treinar qualquer modalidade desportiva, usando kimono de gala.

Pode parecer ser uma coisa sem muita importância saber como devemos chamar ao nosso uniforme de karate mas imagine que um dia consegue uma oportunidade de ir ao Japão , para realizar aquele tão sonhado turismo de treinamento, e minutos antes de começar o treino, pergunta para um dos alunos ou até mesmo para o sensei ( japonês), onde fica o vestiário para vestir o seu kimono…

Infelizmente a moda “kimono de karate” é habitual, e hoje a maioria dos karatekas dizem para se referir ao nosso karategi, assim como também fabricantes e lojas de material desportivo. Afinal, eles tem que vender o produto, e para isso, tem que usar o “nome popular.” Mas ainda tenho esperança que um dia isso se resolva.

Acho que seria interessante falar nos dojos sobre pronúncias e erros comuns, que ao longo do tempo, apareceram dentro dos dojos ocidentais, muitas vezes pela dificuldade do idioma japonês e outras vezes pela nossa falta de interesse.

2 comentários:

  1. Kkkkkk infelizmente, aprendi isso na prática e da pior maneira possível. Sim, fui visitar uma academia japonesa e me convidaram para treinar, eu agradeci a honra do convite e perguntei se poderia ser outro dia, pois no dia eu disse que não estava com o meu "kimono". O pessoal começaram a rir muito perguntando se eu iria dancar, eatéu não estava entendendo nada até que o Sensei me explicou que "quem usa kimono é gueixa"!!! Passei uma semana sendo motivo de piada!!! (Sim, os japoneses fazem piada no dojo!!! kkk)

    ResponderEliminar