domingo, 24 de março de 2019

A MALDIÇÃO DAS LÂMINAS DO SAMURAI MURAMASA




Na obra de NitobeInazo, de 1899, é descrito o caminho do samurai, Bushido, a Alma do Japão , a sua espada é apelidada de "Alma do Samurai". Como as espadas eram tão reverenciadas, o trabalho do ferreiro  tornou-se uma tarefa imensamente importante. No capítulo XIII da obra de Nitobe, o escritor fala sobre os ferreiros da seguinte maneira: “O ferreiro não era um mero artesão, mas um artista inspirado e a sua ferraria, um santuário. Diariamente ele começava o seu ofício com uma oração, e com a frase:  " entrego a minha  alma e espírito na forja e no temperamento do aço". Cada balanço do trenó, cada mergulho na água, cada fricção no rebolo, era um ato religioso de pouca importância ”. Alguns dos antigos ferreiros do Japão tornaram-se tão famosos quanto os próprios samurais. Um dos mais célebres ferreiros japoneses foi Muramasa Sengo. 
Muramasa Sengo era um ferreiro que viveu durante o período Muramachi (entre os séculos XIV e XVI). Nalgumas lendas, Muramasa é retratado como um discípulo de Masamune, embora isso seja historicamente impossível, já que Masamune viveu vários séculos antes do seu suposto estudante. Muramasa foi descrito como sendo completamente louco e propenso a episódios de violência. Acreditava-se, portanto, que essas qualidades destrutivas foram passadas pelo mestre ferreiro nas lâminas que ele forjou. As lâminas de então 'possuem' seus detentores, transformando-os em insanos e mortais guerreiros, assim como o próprio Muramasa.
Registos  governamentais da história e design de praticamente todas as antigas espadas no Japão.
As lâminas de Muramasa são frequentemente contrastadas com as de Masamune. Numa lenda, Muramasa, que é dito ser um discípulo de Masamune, desafia seu mestre para uma competição de fabricação de espadas. Isso era para determinar quem era o maior ferreiro do país. Depois dos dois espadachins completaram as suas espadas,  prepararam-se para testar as armas. O concurso foi assim: a lâmina deveria ser suspensa num pequeno riacho, com a borda afiada voltada para a corrente. A lâmina de Muramasa cortou tudo o que passou, incluindo os peixes, folhas e até o ar. Em contraste, a lâmina de Masamune não conseguiu cortar nada. Apesar disso, Masamune foi declarado vencedor, pois a lâmina de Muramasa estava com sede de sangue e cortava indiscriminadamente, enquanto a de Masamune não cortava e matava desnecessariamente.
 
Uma lâmina de Katana feita por Muramasa no século XVI, no Museu Nacional de Tóquio 
Apesar da má reputação em torno das lâminas de Murasama,  eram inegavelmente de alta qualidade e muito populares no Japão. Isto é evidente no fato de que a sua escola de fabricação de espadas foi passada para os seus alunos e continuou nos dois séculos seguintes. Foi durante o reinado de TogugawaIeyasu, o primeiro shogun do período Edo, que as lâminas de Muramasa caíram em desuso. O pai do shogun, MatsudairaHirotada, e o avô, MatsudairaKiyoyasu, foram assassinados pelos seus empregados que estavam empunhando lâminas de Muramasa. O próprio shogun também foi cortado por uma (suposta) lâmina de Muramasa enquanto inspecionava o yari(um tipo japonês de lança) de um de seus generais. 
 
Lâmina de espada, Japão do século XIV, assinada Muramasa.
Essas coincidências deram origem à lenda de que as lâminas de Muramasa tinham o poder de matar membros da família Tokugawa. Consequentemente, o shogun decidiu proibir a propriedade das lâminas de Muramasa. Muitas lâminas foram derretidas, embora algumas estivessem escondidas. A proibição foi levada a sério pelo shogun, e os que  mantiveram as lâminas de Muramasa foram severamente punidos. O caso mais notável foi o de Takanak Ume, o magistrado de Nagasaki. Em 1634, descobriu-se que o magistrado tinha acumulado 24 lâminas de Muramasa e, portanto, foi ordenado a cometer seppuku (ritual de suicídio por desmontagem).Apesar de tais punições severas, houve aqueles que continuaram a manter as lâminas de Muramasa, e até mesmo as marcas nessas lâminas mudaram de forma a evitar a detecção das autoridades.  Além disso, numerosas falsificações foram feitas ao longo do ano, tornando assim bastante difícil hoje identificar as autênticas lâminas de Muramasa 
 
Segundo a lenda, as lâminas de Muramasa tinham o poder de matar membros da família Tokugawa. Foto: TokugawaYoshinobu do clã Tokugawa organizando defesas no Palácio Imperial em 1864.
Como um símbolo das habilidades superiores de fabricação de espadas dos japoneses, as lâminas de Muramasa também foram incorporadas à cultura popular de hoje. Referências a este ícone podem ser encontradas em várias ilustrações de banda desenhada e em muitos filmes.
Arte promocional para o jogo de Playstation 'Muramasa: TheDemonBlade



Sem comentários:

Enviar um comentário