Antigamente, a China desenvolvia
grande parte das marcas e dos símbolos da civilização avançada, em áreas
diversas como na escrita, na arquitetura das cidades e no manejo do
bronze, tudo isto 2 mil anos antes do Japão.
Como
resultado desse domínio, a China tinha uma enorme influência na cultura
asiática, compartilhando as suas filosofias, estruturas políticas, arquitetura,
religião, estilo de vestir e sua linguagem escrita.
A influência era tão poderosa, que o início do
desenvolvimento do Japão foi realizado a partir de uma perspectiva chinesa.
Assim, quando os chineses
olhavam para o leste, na localização do Japão, olhavam na direção do
amanhecer. Foi assim que passaram a chamar o país como o país do sol nascente.
Mas outras histórias também são relatadas sobre a origem desse título.
No
momento em que o primeiro embaixador japonês foi enviado para a capital
oriental chinesa, da dinastia Han, em 57 d.C., o Japão foi chamado de “Wa” (Wo)
, um nome que também designava o povo japonês.
De
acordo com relatos contemporâneos chineses, estes primeiros japoneses
“alimentavam-se de vegetais crus, arroz e peixe. Tinham relações de
vassalo-mestre, havia recolha de impostos, celeiros provinciais e mercados.
Também tiveram lutas de sucessão violentas”.
No primeiro século depois de
Cristo, um clã, os Yamato, começou a dominar os seus vizinhos, e no século 5
d.C., tornou-se um sinônimo de liderança para o Japão. Surgiu, então, um único
governo central, seguindo o Japão cada vez mais a cultura chinesa, incluindo seus
métodos de administração.
Por volta de 600 d.C., o
Príncipe Regente do Japão, Shotoku (574-622 d.C.), que era um grande adepto da
cultura chinesa, introduziu uma grande variedade de influências da China para o
Japão. Ele adotou os modelos de Confúcio de classes e etiqueta.
Shotoku também adotou o
calendário chinês, desenvolveu um sistema de estradas similar, construiu
numerosos templos budistas, sistema judicial parecido, além de ter enviado
estudantes japoneses para a China para estudar o budismo e o confucionismo,
estabelecendo relações diplomáticas com aquele país.
Além
disso, Shotoku é amplamente creditado no Japão pela criação do nome Nippon
("Origem do Sol") para o país. Dizem os relatos que o Príncipe, no
ano de 607 d.C., na altura da primeira embaixada da dinastia Sui, enviou uma
carta ao imperador chinês, Yangdi, que dizia: "do Filho do Céu, na terra
onde o sol nasce para o Filho do Céu na terra onde o sol se põe”.
Aparentemente,
os chineses sentiram-se ofendidos, por esse facto, Shotoku tentou
nomear-se, a si mesmo, como "Filho do Céu" no mesmo patamar que o
imperador chinês, também nomeado dessa forma. Porém, a parte que diz “na terra
onde o sol nasce” também ficou marcada como uma identificação do Japão.
Independentemente disso, em 645 d.C., de acordo com a
história do Japão, um golpe levou à introdução da reforma Taika. Com a intenção
de centralizar ainda mais o governo, a reforma eliminou a propriedade privada
de terras, colocando-as sob o seu controle. Como parte desta reforma, Nippon, Nihon
(ambos significam “origem do sol") e Dai Nippon (Grande Japão) foram
utilizados em documentos diplomáticos e crônicas no lugar de Wa (Wo).
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