terça-feira, 25 de maio de 2021

FORMAS DE COMPETIÇÃO

 

A expressão competitiva, institucionalizada inter-estilos, inicia-se em 1965 com os primeiros campeonatos Japoneses sob a égide da Japan Karaté Federation (JKF fundada em 1962). Em 1966, é fundada a EKU (European Karatedo Union), tendo lugar em Paris os primeiros campeonatos europeus de Karaté.
Em 1970, tiveram lugar em Tóquio, no mês de outubro, os primeiros campeonatos do Mundo de karaté. Foi nessa ocasião que se reuniram os delegados de 33 países para criarem a Federação Internacional de Karate (WUKO), World Union of Karate-do Organizations). Os segundos campeonatos do Mundo tiveram lugar em Paris, em 1972.
Depois seguiram-se Long-Beach em 1975, Tóquio em 1977, Madrid em 1980, Taipei em 1982, Maastricht em 1984, Sydney em 1986, etc.
Em 1993, a WUKO, num movimento de fusão com a ITKF (International Traditional Karate-do Federation) passa a denominar-se WKF (World Karatedo Federation), também conhecida por FMK (Federação Mundial de karate), tendo-se realizado em novembro de 1996 os 13ºs Campeonatos de Mundo em Sun City na África do Sul.

As competições de karaté devidamente institucionalizadas, pretendem garantir a segurança dos karatecas e a igualdade de critérios de avaliação.


A prova de Kata tem duas formas fundamentais de organização:

 - Individual e por equipa


A prova de kumite tem três formas de organização:

Individual absoluto (sem categorias de peso, Individual por categorias de peso e por equipa.

Se à primeira categoria está subjacente o combate livre e regulamentado, com adversários do mesmo sexo, à segunda, com o objetivo de nivelar algumas potencialidades antropométricas, categorizam-se os combates segundo o critério tradicional do peso.

Na prova de Kumite equipas, os combates decorrem sucessivamente entre cada um dos cinco representantes de cada equipa, o que leva a uma sequência de cinco combates para os homens e três para as mulheres. Ganha a equipa que obtiver maior número de vitórias.

A regra fundamental no Kumite é a do controlo absoluto de todos os movimentos, já que não se pode ferir deliberadamente o adversário, nem ter comportamentos que ponham em risco a própria segurança. Quem não cumpre estes princípios básicos é penalizado ou expulso da competição.

Os competidores, têm que executar os ataques de forma a evidenciarem a técnica ou sequência de técnicas. Caso não controlem os movimentos, podendo ferido gravemente o opositor, são penalizados com ipon-2 pontos ou um wasari-1 ponto, dependendo da gravidade da falta.

Não se trata de avaliar se bateu com maior ou menor força, mas antes avaliar, o timming, a velocidade de execução e a precisão no toque em zonas pontuáveis. Estas são as qualidades que se esperam de um competidor. Devemos promover o respeito pelo adversário e a sua integridade física. 

As Esquivas com o corpo (Tai-Sabaki) no combate:

As esquivas aos ataques são muito importantes no karaté. Alguns estilos, desvalorizam o bloqueio direto ao ataque, treinando intensamente as esquivas e contra-ataque. Podemos encara-las como uma forma avançada de defesa. O bloqueio a um ataque é o reflexo instintivo, a esquiva e contra-ataque exige grande experiencia e domínio de cada uma das técnicas.



Sem comentários:

Enviar um comentário