terça-feira, 7 de junho de 2022

KATAS 2

 


Para a execução perfeita (pressupondo que a perfeição existe) de um kata, devemos

considerar:

A execução correta acontece, quando o aluno efetua cada movimento exemplarmente, sem erros. O número e sequência dos movimentos são determinados e o aluno deverá executá-los todos.

 

O treino intensivo é necessário para assegurar que cada kata comece e termine no mesmo lugar. O Embusen é o guia, desde que todos os movimentos do kata são efetuados a partir dele. Passos errados ou de comprimento inapropriado causarão erros.

 

O aluno deverá perceber perfeitamente e expressar completamente o significado de cada movimento, ofensivo ou defensivo. Cada kata tem as suas características próprias, que deverão ser claramente interpretadas e mostradas durante a respetiva execução.

 

É essencial o conhecimento do objetivo. Sem perder este conhecimento, o karateca deverá também considerar outras possíveis fontes de ataque. Deve estar seguro do seu objetivo e saber quando atacar. Ao executar o kata, o aluno deverá estar consciente da intenção de cada deslocação.

 

Um ritmo correto, de acordo com as três regras do ritmo, ou seja, a condição necessária e suficiente para que o kata tenha um Zanshin (fim correto). As três regras são: Utilização da força no momento exato, harmonia de movimentos e flexibilidade do corpo.

 

O tempo de cada kata corresponde ao número de posições desse kata. Este tempo é dado pelo instrutor, se houver algum presente, que dividirá o kata em movimentos separados, dando intervalos maiores aos alunos iniciados. Algumas posições são mantidas o tempo necessário para completar a técnica correspondente, mas outras têm uma pausa de cerca de um segundo em determinados pontos. O tempo total varia com o kata. Para o Heian I é cerca de 45 segundos; para a Tekki I, também 45 segundos.

 

Uma respiração certa é importante. O executante exala quando vai para a posição de cada fase e inala no começo do movimento seguinte. Relacionado com a respiração, há, perto do meio da maior parte dos katas, um grito chamado Kiai. A respiração é exalada fortemente, contraindo o abdómen e dando aos músculos uma força extra. Isto acontece no momento de tensão máxima.

 


O que se deve e o que não se deve fazer no treino do kata:

 

Nunca efetuar movimentos precipitados. Deve-se estar sempre consciente do tempo correto de cada movimento.

 

Manter-se calmo.

 

Praticar todos os dias, nem que seja só por alguns minutos. Lembre-se que o resultado da prática é cumulativo.

 

Concentre-se no kata que, para si, for difícil.

 

Esteja sempre consciente da relação que existe entre treino do kata e combate.

 

Nenhum kata se poderá considerar perfeito sem um final perfeito ou correto.

O exercício pode ser brilhantemente executado, mas no karaté, tal como em qualquer outra arte marcial japonesa, é atribuída uma grande importância ao final e a perfeição é o único critério.

Como o final é também o ponto de preparação para o exercício seguinte, o karateca não se deve descontrair.

 



Sem comentários:

Enviar um comentário