quinta-feira, 12 de outubro de 2017

A BELEZA DO DESPORTO - KARATÉ E OS SEUS VALORES


A beleza de qualquer desporto, reside na imensidão dos princípios fundamentais que se adquirem , na riqueza espiritual e física que eles nos transmitem.
 Mente, corpo e natureza formam um todo indivisível.
O karaté oferece valores que vão além da atividade física. Nesta arte marcial, é certo que, ao longo dos anos, a velocidade e os reflexos vão diminuindo, mas a constante prática, permite ao praticante antecipar-se às situações, ao mesmo tempo que, adquire o sentido exato da resposta.
 Apesar da idade, alguns atletas dão mostras de flexibilidade, resistência ou força, que permitem um trabalho positivo e um progresso constante, ainda que, contando com algumas limitações. Simultaneamente, a idade, contribui para uma apreciação mais exata do "do", que está para além do mero exercício, o que motiva a prática assídua do karaté.
O karaté é uma atividade desportiva que permite, ao mesmo tempo, a formação da personalidade, sendo uma perfeita simbiose de arte guerreira, entendimento filosófico e uma melhor realização do indivíduo, bem como, o aperfeiçoamento físico e uma maior capacidade de controlo sobre o próprio carácter. Além disso, contribui, para a revitalização pessoal, através do melhoramento dos reflexos e das faculdades físicas e psíquicas. Alia uma satisfação física e mental a uma total libertação dos problemas quotidianos
Dominar-se a si próprio, aos seus músculos e ao seu espírito, é, de certo modo, vencer o domínio da agressividade, que todos temos em nós próprios. Dominar-se a si próprio, é ter o espírito “como a água” e “como a lua”, como dizem os japoneses na sua linguagem cheia de imagens.
Ter o espírito “como a água” é dispor de uma calma, de uma serenidade, comparáveis à água que dorme. É difícil suspeitar de qualquer intenção de ataque num combatente tão calmo. Além disso, a água que dorme, pode desempenhar, desta vez, no espírito japonês, o papel de um espelho que reflete as intenções do adversário.
A lua, para os japoneses, simboliza a luz, que permite iluminar o adversário de forma uniforme, ou seja, sem deixar zonas de sombras, nem criar zonas de interesse especial. O ataque do adversário pode vir de qualquer ponto. É por isso, que os mestres recomendam que se fixe o adversário, não nos olhos, o que lhe permitiria a ele olhar da mesma maneira, mas ao nível da raiz do nariz.

Sem comentários:

Enviar um comentário