sábado, 28 de outubro de 2017

TAI CHI CHUAN – ARTE MARCIAL


Tai Chi Chuan, é uma forma antiga e tradicional chinesa de arte marcial, na qual todos os movimentos (que representam movimentos de combate) se confundem harmoniosamente, ao mesmo tempo, que se coordenam com exercícios de respiração.
É, frequentemente, elogiado como um dos melhores sistemas para a manutenção da saúde.
Deve conceder-se a este estilo o lugar que merece, não só como treino de manutenção da forma, mas também como fonte de relaxamento. É como se um praticante de karaté de tendência japonesa, apenas escolhesse os katas e os praticasse com grande aproveitamento para a manutenção da forma, flexibilidade, sentido do ritmo, prazer no movimento, etc., sem intenção de participar em provas competitivas ou praticar exercícios de combate com um parceiro.
Referenciado desde os primeiros textos conhecidos e atribuídos com frequência a personagens míticas, como o “imortal” Zhang San Feng, que viveu durante a dinastia Ming (século XIV a XVII) considerado como o criador do Tai Chi Chuan.
Zang San Feng
Iang Lu Chan (1799-1872) foi, efetivamente, o mais célebre mestre de Tai chi Chuan do seu tempo. Apesar de desafiado inúmeras vezes, ninguém o conseguiu derrotar. Na China, diz-se que os mestres como ele alcançaram um nível em que o seu chi, ( sua energia interna), é de tal maneira poderosa, que torna os respetivos corpos invulneráveis e maleáveis como o algodão, ou seja, inatingível. Mas, por outro lado, quando eles nos tocam, sentimos a força de uma montanha e ficamos tolhidos, como se tivéssemos recebido uma descarga de uma corrente de alta tensão.
Iang Lu Chan
Ying e Yang, os dois singmóides que juntos representam o Tai-Chi, a dualidade do Universo, demonstram que nada é perfeito. O mais branco contém um pouco de negro e o mais perfeito negro contém um pouco de branco.
A perfeição é o resultado do conjunto de dualidades. O bom ou os bons, só é bom ou são bons, porque existem o mal e os maus.


2 comentários: