segunda-feira, 1 de janeiro de 2018

O 1º DE JANEIRO NO JAPÃO

O dia 1 de Janeiro é o maior feriado do ano no Japão. É nesse dia que as famílias se reúnem para um lauto banquete. O feriado está associada com alimentos, decorações festivas, rituais, passatempos e eventos que dão ao dia muito sabor e charme.
O Ano novo no Japão é conhecido como Oshougatsu e é comemorado do dia 1 ao dia 3 de janeiro, embora algumas tradições se estendam até final de janeiro.
A ideia por trás de muitas superstições  do Ano Novo japonês é começar o novo ano com o pé direito. Acredita-se que a primeira refeição, sonho e ação do ano têm um significado. Vamos examinar algumas dessas tradições e a forma como os japoneses celebram o primeiro dia do ano novo.

Tradições religiosas no ano novo no Japão

Hatsumode – santuário xintoísta ou templo budista, é visita obrigatória durante o ano novo para fazer uma breve oração no altar do santuário. A primeira visita do ano é conhecido como hatsumode.
Muitos santuários e templos acendem fogueiras grandes ou pequenas para aquecer as multidões que estão á espera do hatsumode. Incensos são queimados em casa ou em santuários no Ano Novo. O fumo do incenso é considerado uma purificação.

Tocar o sino – Alguns templos budistas no Japão tocam o sino 108 vezes a meia-noite para representar os 108 pecados humanos do budismo Simboliza a purificação dos pecados.

Ema – São placas de oração que estão relacionadas com uma velha tradição de doar cavalos aos santuários. É popular escrever os desejos para o próximo ano numa ema e deixá-lo pendurado no santuário.
Hamaya – Significa “Demónio destruindo flecha” são decorações com origens samurais que são vendidas em santuários durante o ano novo. As crianças costumam receber essa decoração em forma de flecha.
Omikuji – São sortes aleatórias escritas em tiras de papel nos templos xintoístas e budistas no Japão. É muito comum durante o ano novo os japoneses tirarem a sua sorte.
Dondo Yaki – Os japoneses adquirem amuletos e objetos da sorte durante o ano novo. Existe uma fogueira onde eles podem deitar os objetos antigos para queimar, deita-los no lixo significa má sorte.
Omamori – São amuletos da sorte em brocado de seda que têm pequenas folhas de papel ou madeira no interior com orações escritas sobre eles. Existem milhares de Omamori diferente, para o amor, condução no transito, gravidez e etc.
Hatsuhinode – 初日の出 – No dia 1 de Janeiro, os japoneses costumam levantar-se cedo para assistir ao primeiro amanhecer do ano.

Oniyouzu – Durante o ano novo japoneses costumam soltar papagaios de papel. No passado, soltavam papagaios conhecidas como Oniyouzu na forma de demónios japoneses, como forma simbólica de se livrar do mal. Hoje a maioria solta papagaios normais.
Otoshidama – É habitual para os pais, avós, tias e tios dar às crianças dinheiro em envelopes especiais no Ano Novo.
Nengajo – São cartões postais de ano novo. Todo ano o Japão envia mais de 3 bilhões de cartão postal que chegam exatamente no dia 1º de janeiro.

Jogos antigos – Durante o ano novo japonês, diversos jogos antigos e tradicionais são jogados. As crianças são ensinadas pelos avós a jogar jogos antigos como Karuta. Inclusive em Kyoto existe um campeonato onde os participantes vestem-se com o kimono.
Osechi Ryori – Há pelo menos 50 pratos associados ao Ano Novo japoneses que são conhecidos coletivamente como Osechi Ryori. Cada prato tem o seu próprio significado simbólico para a saúde, longevidade, felicidade e sucesso. Cozinhar Osechi Ryori é uma tarefa difícil, porque é comum ter 30 ou mais variedades de alimentos para a refeição de Ano Novo.

Toshikoshi Soba – É tradição na véspera de Ano Novo comer uma tigela de macarrão de trigo sarraceno conhecido como Toshikoshi Soba pouco antes da meia-noite. A forma longa do macarrão representa a passagem de um ano para o outro.
O Ano novo é uma das épocas mais agitadas no Japão, onde milhares de pessoas viajam. Há diversas outras tradições e acontecimentos durante o ano novo como a saudação do imperador. Nalguns lugares pode notar-se a largada de fogos, ou balões. São inúmeras tradições que duram até o dia 15 de janeiro ou mais.



Sem comentários:

Enviar um comentário