quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

O FIM DO ANO NO JAPÃO


Em Portugal adoramos a contagem regressiva do ultimo minuto do ano seguido de um bom espetáculo de fogo de artificio. No Japão o Réveillon, antes dos fogos de artificio o que se escuta na Terra do Sol Nascente são as 108 badaladas do ritual budista Joya no Kane.
No dia 31 de dezembro, a contagem regressiva tão esperada pelos japoneses são as 107 badaladas do sino (a última badalada ocorre exatamente à meia noite, momento exato do inicio do novo ano) . Para o povo japonês, esse ritual celebra a chegada do Ano Novo, assumindo o papel que os fogos de artifício fazem em vários países.
Segundo as crenças budistas, as 108 badaladas representam os 108 pecados ou desejos mundanos do homem, e o tocar do sino serve para afastar esses desejos, a fim de que o homem possa entrar purificado no novo ano. Mas quais são eles? Referem-se aos seis sentidos (visão, audição, olfato, paladar, tato e consciência), multiplicado por três (positivas, negativas ou indiferentes), que dá um total de 18 “desejos”. Cada um desses desejos pode estar “ligado ou separado do prazer”, portanto multiplica-se por 2, dando um total de 36 “desejos”.
Cada um desses desejos pode manifestar-se no passado, presente ou futuro, portanto multiplica-se 36 por 3, dando como resultado 108. Este número é muito frequente nas crenças religiosas indianas, portanto quando o budismo chegou ao Japão (a cerca de 400 aC), este número passou também a fazer parte de várias tradições budistas.
A primeira visita do ano novo é a um santuário ou templo, o Hatsumode. As visitas ocorrem a partir do dia 31 de dezembro, véspera de Ano Novo (Omisoka) até ao dia 3 de janeiro. Normalmente, as pessoas vão com trajes típicos japoneses (quimono e hakama) e rezam para que tenham um ano próspero e com muita saúde.
Durante o Ano Novo (Oshougatsu), os templos e santuários enchem-se e muitas vezes é necessário ficar na fila durante horas para se conseguir entrar. Dentro dos templos são vendidos vários tipos de talismãs para trazer boa sorte como Omamori, Daruma e Maneki Neko. Muitos aproveitam para deixar os amuletos antigos para sejam queimados.
No dia 1 de Janeiro, os japoneses costumam levantar-se cedo para assistir ao primeiro amanhecer do ano. Esse ritual chama-se Hatsuhinode. Muitos reúnem-se com amigos e familiares e vão para o litoral ou para algum templo localizado geralmente numa cidade montanhosa para apreciar o nascer do sol.
Após um generoso pequeno almoço, muitos retornam aos templos para comprar o Omikuji, Omikuji uma espécie de oráculo com previsões de boa sorte. Também são realizados diversos jogos tradicionais no Ano Novo, como o Takoage e o Hanetsuki.
Outra tradição japonesa de Ano Novo é o Hatsugama, que é a primeira cerimónia do chá do ano, onde se reúnem os membros mais importantes da família ou as pessoas mais próximas com o intuito de manter boas relações no novo ano.
O Ano Novo no Japão é um evento tradicionalmente familiar. Muitos viajam para se reunir com a família e partilhar das comidas típicas de Ano Novo como o Soba e o Osechi-ryouri, com kazunoko (ovas de arenque), Kobumaki (kombu enrolado), Datemaki (omelete) e takenoko (rebento de bambu).
No dia 2 de janeiro, um evento muito importante ocorre para o povo japonês. É o Kokyo Ippan Sanga, uma cerimónia oficial em que o Imperador do Japão e a sua família fazem a primeira aparição pública na varanda do ano no Palácio Imperial, em Tóquio, para felicitar a nação japonesa pelo Ano Novo.
Neste dia, os portões do Palácio Imperial estão abertos e as pessoas comuns podem atravessar a ponte Nijubashi. Este é um dos dois dias do ano em que é possível entrar no palácio. O outro dia é a 23 de dezembro, que é o aniversário do imperador. Normalmente uma grande multidão aglomera-se no local.
Para a maior parte das famílias japonesas, o Ano Novo é um momento de reflexão sobre o ano que passou, de renovar as energias para o ano que vai começar. É a época de fazer uma grande limpeza não só física como também espiritual, para afastar toda a negatividade. Também é o momento hora compartilhar bons momentos junto da família.
Para os japoneses é muito importante terminar o ano em paz, com a sensação de que todas as suas dívidas estão liquidadas e com a certeza de dever cumprido. Para a maioria dos japoneses esse sentimento ajuda a trazer não só prosperidade económica, como sorte em todos os aspetos da vida no novo ano que se inicia.

1 comentário: