sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

O NATAL NO JAPÃO



Como sabemos, no Natal é celebrado o nascimento de Jesus. Por este motivo é uma data muito importante para os cristãos e é comemorado nos países de tradição cristã. Mas e no Japão? Como é o espírito natalício japonês? De que forma os japoneses celebram o Natal?
No Japão, como muitos sabem, existem poucos cristãos (os japoneses são maioritariamente budistas ou xintoístas). O Natal portanto é um feriado importado com valor comercial, embora a sua popularidade aumente a cada ano que passa.
A partir de novembro, variadas decorações de Natal ornamentam as ruas, especialmente a das grandes cidades. Também há iluminação noturna especial em vários locais turísticos, parques e locais públicos. As lojas e o comércio em geral também contam com muitas decorações de Natal com o objetivo de impulsionar as vendas.
Mas o conceito de Natal no Japão, como podemos presumir é diferente da do Ocidente. Tem um significado muito mais comercial do que religioso. As famílias japonesas, por exemplo, costumam celebrar o Natal com o frango frito do kentucky e com um bolo de creme com morangos.
A tradição começou durante o período Meiji, por volta de 1874, com a chegada de estrangeiros cristãos europeus ao país. A primeira aparição da figura do Pai Natal surgiu em 1904, seguida das primeiras árvores com enfeites natalícios. Só muitos anos depois é que o bolo natalício e os frangos fritos do KFC passaram a fazer parte do Natal japonês.
Na década de 80, a sociedade japonesa tinha um poder de compra muito alto e visando especialmente os jovens consumidores, iniciou-se uma campanha de marketing que fez com que o Natal passasse a ser associado com o “amor”, ganhando desta forma um conceito romântico, bem diferente do que ocorre no ocidente.
Esse conceito foi reforçado em 1984 com a música "Last Christmas", do grupo “Wham!”, que embalou os natais dos anos 80, e fez com que o Natal no Japão se tornasse sinonimo de um encontro romântico a dois. A música fez tanto sucesso que o grupo Exile lançou uma versão japonesa da musica.
Por este motivo é normal na época natalícia ver muitos casais de namorados em jantares ou passeios românticos na noite do dia 24 de dezembro, véspera de Natal. Há também troca de presentes entre o casal.

Sem comentários:

Enviar um comentário