domingo, 11 de fevereiro de 2018

OSS


OSS (a transcrição exata do japonês é OSU) é uma expressão fonética formada por dois caracteres. O primeiro caractere “osu” significa “pressionar”, e determina a pronúncia de todo o termo. O segundo caractere “shinobu” significa “suportar”.

A expressão OSS foi criada na Escola Naval Japonesa, e é usada universalmente para expressões do dia-a-dia como “sim”, “por favor”, “obrigado”, “entendi”, “desculpe-me”, para cumprimentar alguém, etc. Bem como no mundo do karate para quase qualquer situação onde uma resposta seja requerida. Para um karateka, OSS é a palavra mais importante

A palavra OSS implica pressionar a si mesmo o limite da sua capacidade de suportar. OSS significa, de uma maneira mais simples, “perseverança sob pressão”. É uma palavra que por si só resume a filosofia do Karate. Um bom praticante de Karate é aquele que cultiva o “espírito de OSS”.

Obs.: Não deve ser dito de forma simplicista, usando apenas a garganta, mas, como tudo no Karate, deve ser pronunciado usando o “hara” (tanden). Pronunciado durante o cumprimento, OSS expressa respeito, simpatia e confiança no colega. OSS também diz ao Sensei que as instruções foram compreendidas, e que o praticante irá fazer o melhor para segui-las.


Principais aplicações:

1. Ao chegar e ao sair do Dojo: O karateca ao entrar no dojo assume a posição de cumprimento em pé (Ritsurei), pronuncia vigorosamente a palavra “OSS!”, para avisar ao Mestre, aos Senpai (mais graduados ou mais antigos) e o Kohai (menos graduados ou menos antigos) da sua chegada ou saída, quando o dojo estiver vazio o karateca deve faze-lo por respeito ao dojo a ao Mestre Funakoshi (tratando-se de uma Saudação Simbólica)

2. Quando se encontra com outro colega de karate: A saudação “OSS!” é a que deve chegar primeiro, de maneira vigorosa e com vivacidade, partindo sempre do Kohai para o Senpai e para o Mestre, o aperto de mãos que vem em seguida já se procede de maneira contrária, sendo assim do Mestre para o Senpai e depois para o Kohai e, claro, nenhum deles se negará a apertar a mão do Kohai, caso o mesmo venha e estender primeiro.

Obs. A saudação “OSS!” é impessoal, independente do grau de simpatia entres os karatecas, quando um deles se nega, por qualquer motivo, a responder á saudação, o mesmo está sujeito às sanções disciplinares prevista no regimento interno do seu dojo, por não condizer essa atitude com a filosofia do KARATE-DO, seja qual for o estilo.







Sem comentários:

Enviar um comentário