terça-feira, 17 de julho de 2018

BUNRAKU -TEATROS FANTOCHES JAPONESES

Um 'musume' ou fantoche de donzela sendo operado pelo omozukai e seus dois assistentes
O Bunraku, ou teatro de fantoches japonês, é provavelmente a forma mais desenvolvida de teatro de marionetes do mundo. É diferente das marionetas do ocidente, pois não há cordas e, nos seus primórdios, os marionetistas estavam escondidos atrás de uma cortina. Os fantoches são grandes - geralmente cerca de metade do tamanho real de um humano - e os personagens principais são operados por três marionetistas. Muitas peças de bunraku são históricas e lidam com temas japoneses comuns, onde predomina sempre o conflito entre obrigações sociais e emoções humanas. As maiores obras do mais famoso dramaturgo do Japão Chikamatsu Monzaemon(1653-1724) são peças de bunraku, muitas das quais escritas em torno desse tipo de conflito.

Um fantoche 'bunshichi' ou guerreiro.
Bunraku é, na verdade, o nome usado para ningyojoruri -ningyo, que significa marionete e joruri, sendo uma espécie de narração cantada. Acredita-se que as peças de fantoches tenham as suas origens no século X ou XI. Animadores itinerantes, muitos da Ilha Awaji, no Mar Interior de Seto, apresentaram peças nas cidades vizinhas de Osaka e Kyoto.


Bunraku como a conhecemos hoje, combinando teatro de marionetes, joruri e acompanhamento musical fornecido pelo shamisen de três cordas, começou no Periodo Edo (1600-1868) em Osaka. Como o Kabuki anterior, no ano 1600, o bunraku tornou-se o equivalente do homem comum, que apenas a aristocracia podia estudar. Floresceu a partir do final do século XVII, graças particularmente à colaboração popular do cantor Takemoto Gidayu com Chikamatsu. O Suicídio de Amor de Chikamatsu em Sonezaki (1703, SonezakiShinju) é equivalente ao tema de Romeu e Julieta de Shakespeare. A peça, baseava-se num recente suicídio amoroso, foi tão popular que causou um aumento desse tipo de suicídio - por esse motivo o governo proibiu a representação. O conceito de basear uma peça num evento recente foi revolucionário e realmente atraiu a imaginação do público. A mais famosa peça de bunraku é provavelmente Chushingura: O Tesouro de Leal Retainers (Kanadehon Chushingura), uma história de heroísmo, lealdade e vingança, que também foi transformada numa famosa peça de kabuki, filmada muitas vezes.

A variedade de cabeças de fantoches que são usadas para diferentes personagens.
O omozukai , ou principal manipulador de marionetes, manipula a cabeça e as características com o braço direito, enquanto os dois outros manipuladores de marionetes (assistentes), operam o braço esquerdo (hidari-zukai) e as pernas (ashi-zukai). Os assistentes normalmente tem uma aprendizagem de 10 anos, antes de se tornarem um omozukai. O omozukai é visível para o público - afinal de contas, ele é a estrela do show - veste-se com fatos coloridos, enquanto os outros operadores são "invisíveis" - na verdade, eles estão apenas envoltos em vestes negras e capuzes. Fantoches de personagens femininas geralmente não têm pernas, já que estão vestidos com Kimono de corpo inteiro.


Desde o Periodo Meiji (1868-1912), quando a cultura ocidental se tornou cada vez mais popular, o bunraku tem estado em declínio e depende do patrocínio do governo e da receita do Teatro Nacional de Tóquio e do Teatro Nacional Bunraku em Osaka. Quando o National Theatre foi inaugurado em 1966, foi a primeira casa permanente que o bunraku teve em quase 150 anos. Embora haja aumentos ocasionais de popularidade, o verdadeiro problema está no fato de que os artesãos que criam as marionetes e os figurinos estão a morrer e a longa aprendizagem necessária para ocupar o lugar deles não atrai a geração jovem de hoje.


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