quinta-feira, 31 de outubro de 2019

O HALLOWEN NO JAPÃO


Só nos últimos anos é que o hallowen (dia das bruxas) passou a ser difundido no Japão, e trata-se presentemente mais de uma data comercial do que uma comemoração propriamente dita, assim como o Natal. É uma forma de fomentar vendas e impulsionar o comércio, o Hallowen “ハロウィン“, passou a ser uma data lembrada no Japão e as lojas ficam repletas de artigos como abóboras e afins.


No Japão, podemos dizer que o Finados seja o Festival do Obon Odori, um evento, semelhante ao Finados, no qual os japoneses levam oferendas aos túmulos e santuários e realizam também o Tooro Nagashi, um ritual onde se coloca lanternas de papel em rios para homenagear os mortos.  
O Hallowen foi adotado no Japão com objetivos comerciais, teve a sua origem a partir de eventos no Tokyo Disneyland, com uma Parada com o tema do hallowen que ocorre desde a década de 80.


Em Kawasaki, província de Kanagawa, há um evento considerado o maior do género no Japão, o Halowen Parade  que se realiza sempre no domingo que antecede o dia 31 de outubro. 
Cerca de 3500 pessoas participam deste evento anualmente. Muitos vestem-se com a temática como demónios, fantasmas, vampiros, zumbis e bruxas. 

 O Halowen não é uma data importante no Japão, apesar de todo o apelo comercial, o Halowen é uma data tranquila e com poucos eventos associados a ele, com excepção de alguns que ocorrem em áreas mais urbanas como citamos anteriormente.


Sem comentários:

Enviar um comentário