sábado, 5 de junho de 2021

MESTRE GICHIN FUNAKOSHI - PRINCIPAIS DADOS BIOGRÁFIOS

 

1868 - Nasce em Shuri, Okinawa. (Okinawa ilha do arquipélago de Ryukyu cuja principal cidade é Naha.

1879 - Inicia a sua prática de Okinawa-te. (Forma de combate tradicional da ilha de Okinawa)


1888 - Completou o seu curso de professor escolar. Conseguiu emprego como professor numa escola primária em Shuri, com a idade de 21 anos.

1891 a 92 - Recusa uma promoção que o sujeitaria a uma transferência e consequente afastamento dos seus mestres.


1902 - Recusa uma promoção que o sujeitaria a uma transferência e consequente afastamento dos seus mestres

1906 - Funakoshi participa na primeira demonstração pública de Okinawa-te, perante os representantes da administração e da marinha imperial.


1912 - Introdução do karate a altos representantes da marinha imperial.

1914 - Inicia uma digressão de dois anos, com um grupo de mestres de Okinawa, com os quais realiza mais de cem exibições públicas.


1916 - Exibição em Budoku-ten de Kyoto (primeira exibição pública no Japão).

1921 - Demonstração diante de Hiro Hito, mais tarde, príncipe em Okinawa.


1922 - Participa na demonstração em Okinawa-te, por ocasião do festival de Educação Física em Ochanomizu, Tóquio. Publica a sua primeira obra: Ryu Kempo Karate, editada pela editora Bukiokha (os originais foram destruídos pelo terramoto de 1923); a nova edição foi intitulada Rentam Goshin Karate Jitsu e apareceu em 1926.

1924 - Gijiku, Universidade de Keio, foi incluído o Karate no seu programa de estudos.


1926 - Segundo clube universitário de Karate em Ichiko, universidade de Tóquio.

1927 - Criação dos clubes universitários de Waseda, Takosoku y Shodai. Advertência a alguns dos seus discípulos sobre a possível introdução do Ju-kumite. Ohtsuka e dois discípulos abandonam o dojo.


1930 - Supervisiona já uma dezena de clubes universitários.

1933 - Substituição do significado de Kara como china, por kara como vazio. Troca dos nomes originais das katas em chinês para Japonês.


1935 - Funakoshi publica Karate-do Kyohan.

1936 - Inauguração do Shotokan (a casa de Shoto), primeiro dojo de Funakoshi, bairro de Mijuroko, Tóquio. No mesmo ano, um grupo de mestres em Naha (Okinawa), confirma a denominação da arte marcial como Karate.


1945 - Morre o seu filho Giko Funakoshi, de tuberculose. Entretanto, Funakoshi deixa Tóquio para acompanhar o seu filho. Bombardeamentos americanos destroem o seu dojo ``Shotokan´´.

1947 - A sua mulher morre e ele decide reconstruir o seu dojo, mas as artes marciais japonesas haviam sido proibidas por três anos, pelas forças de ocupação americanas.


1949 - Isao Obata, discípulo de Funakoshi, funda a ``Associação Japonesa de karate´´. Imediatamente, foi nomeado Funakoshi como instrutor chefe da associação.

1950 - A Associação Japonesa de karate cria as regras para a competição. O karate faz a sua aparição em França, sendo considerados como primeiros praticantes deste país, Alcheik e Plee.


1954 - Criação da FFKBL – Federação Francesa de Karate e Boxe Livre. Vários especialistas japoneses deslocam-se a França, dando origem a um rápido desenvolvimento da modalidade. Muitos deles fixam-se aí, auxiliando os franceses no seu trabalho. São eles, Mochizuki, Murakami e Oshima.

1956 - Escreve o seu último livro: Karate-do, o meu caminho.


1957 - Faleceu em Tokio, com a idade de oitenta e nove anos.


1960 - A FFKBL integra-se na FFJDA (Unificação das Federações de Judo e da de Karate).

1962 - Primeiro campeonato de karate de França.

1965 - Criação da UEK – União Europeia de Karate.

1966 - Primeiro campeonato da Europa de Karate.

1972 - Segundo Campeonato do Mundo, em Paris, tendo, a equipa francesa saído vencedora e sagrada campeã do mundo.

1977 - A atração que o karate exerce sobre os jovens é reforçada por numerosos filmes e propaganda. O número crescente de praticantes está na origem da separação do Judo e do Karate.




Sem comentários:

Enviar um comentário