sexta-feira, 16 de julho de 2021

OS FILHOS DOS SAMURAI

Os filhos dos samurais recebiam desde cedo, uma educação apropriada à classe guerreira, que se resumia a duas ordens de aprendizagem:

A escrita e conhecimentos de clássicos japoneses e chineses. O manejo de armas a partir dos 5 anos de idade, aprendendo a lidar com pequenos arcos e flechas, feitos a partir de finos bocados de bambu, atirando contra alvos ou caças como veados e lebres, tudo sob orientação paterna. Treinavam também equitação, indispensável para um bom guerreiro.

O samurai considerava como ponto de honra e regra geral, ele próprio educar os filhos, com a indispensável cooperação da esposa, empenhando-se no sentido de incluir nas suas mentes os princípios de piedade filial, lealdade e devoção ao senhor, coragem e autodisciplina que os tornassem, por sua vez samurais dignos desse nome.

A criança ingressava com a idade de 10 anos num mosteiro budista, onde permanecia durante 4 ou 5 anos, recebendo uma educação rigorosa e intensiva.

De manhã, lia-se o sutra e depois treinava-se caligrafia até o meio-dia. Após o almoço, o aluno ia às aulas de matérias gerais, seguidas de exercícios físicos. Finalmente, a noite era reservada normalmente para a poesia e música, os samurais apreciavam em particular a shakuhachi ou fue (flauta de bambu), como instrumento masculino.




Sem comentários:

Enviar um comentário