sábado, 12 de fevereiro de 2022

ARMAS DOS SAMURAIS (2)

 


A espada era a alma do samurai. Muito mais que uma simples arma, era a extensão do corpo e da mente. As espadas dos samurais eram finamente forjadas em todos os seus detalhes, desde a ponta, até a curvatura da lâmina eram trabalhadas cuidadosamente. Assim, os samurais virtuosos faziam da sua espada uma filosofia, um caminho para as suas vidas.

A espada não era vista simplesmente como um instrumento capaz de matar, mas como um instrumento capaz também de “dar vidas” no sentido em que era uma auxiliar da justiça.  A espada ultrapassava o seu sentido material, simbolicamente, era como um instrumento capaz de “cortar” as impurezas da mente.

 

Havia ainda uma crença entre os samurais, a de que a espada do samurai, com o passar do tempo, ganhava a “personalidade” do seu manejador. Assim, uma espada acostumada a matar pessoas iria ter a necessidade de sempre matar mais e mais, uma espada acostumada com a justiça, não cometeria atos covardes.

Todos os samurais e ronin tinham um “daishô” nas suas cinturas, eram um par de espadas composto por uma “katana” e uma “wakizashi”. Alguns utilizavam uma faca, mas com um acabamento tão fino quanto o de uma katana, o “tanto”, eram ocultadas no seu kimonos para emergências.

A katana, espada mais longa, com uma lâmina que mede cerca de 60 cm e o cabo cerca de 20 cm, o suficiente para ser empunhada com as 2 mãos. A wakizashi é a espada curta, a lâmina mede cerca de 40 cm, e o seu cabo cerca de 15 cm, para ser empunhada com uma mão apenas.

Mas os ninjas, tinham outra filosofia. As suas armas não eram tão importantes quanto eram para os samurais convencionais, pois eram apenas ferramentas. Além disso, o ninja não tinha treino para se defrontar com inimigos de frente. O seu armamento era mais furtivo.

As lâminas das espadas ninjas eram retas, diferentemente das lâminas das espadas normais. Isso era para que o movimento do golpe não fizesse qualquer ruído e o ocultamento no corpo fosse facilitado.


Uma grande marca registrada dos ninjas eram as shakens (ou shurikens), as famosas “estrelinhas ninja”, popularmente conhecidas. Uma lâmina esférica dos mais variados tipos de formas e muitas vezes decoradas com símbolos, tigres ou seres mitológicos. Os ninjas possuíam uma precisão mortal com os shurikens, alguns chegavam a lançar até 3 de uma só vez. Alguns ninjas também as molhavam com veneno, para que o efeito fosse ainda melhor.

Outra arma muito conhecida no ocidente é o Nunchaku. Veio da China em navios e caravanas. Assim, eram encontrado frequentemente em portos, utilizados por marinheiros. Apesar de bastante simples, o nunchaku é um instrumento terrível. Sabe-se que um nunchaku normal de 2 kg, é capaz de produzir uma pancada com cerca 700 kg de impacto, o suficiente para partir qualquer osso do corpo humano.


1 comentário: