quarta-feira, 26 de janeiro de 2022

ARMAS DOS SAMURAIS (1)

 

Espadas japonesas são armas que identificamos como dos samurais. Espadas japonesas antigas do período Nara ( chokuto ) tinham uma lâmina reta. No final dos anos 900 surgiu com uma lamina curva tachi, mais tarde pelo uchigatana e, finalmente, a katana.

Os samurais usavam um conjunto de espadas, a espada longa (katana ou tachi, uma espada mais curta, wakizashi e o tanto. Tornaram-se o símbolo do samurai, sendo esta combinação de espadas  referido como um daisho (literalmente “grande e pequeno”).

Durante o período Edo só os samurais foram autorizados a usar um daisho (conjunto de espadas). O yumi (longbow), refletido na arte de kyujutsu (lit. da habilidade do arco) foi uma grande arma dos militares japoneses. O seu uso diminuiu com a introdução do Tanegashima (matchlock japonês) durante o período Sengoku , mas a perícia ainda era praticada, pelo menos, para o desporto.



O yumi, um arco assimétrico feito de bambu , madeira , vime e couro, tinha um alcance efetivo de 50 ou 100 metros. Foi geralmente usado por trás de um tate (escudo de madeira grande), móveis, mas o yumi também poderia ser usado a cavalo devido à sua forma assimétrica. Para além da utilização em campo de batalha, a prática a cavalo tornou-se numa cerimônia xintoísta conhecida como yabusame (um arqueiro cavalo, em corrida, atira três flechas especiais, com o formato de cabeça de nabo, sucessivamente em três alvos).


O Yari (lança japonesa) e naginata eram habitualmente usados pelos samurais. Ashigaru, nome dado aos soldados de infantaria que acompanhavam os samurai nas batalhas, no período feudal do Japão, utilizavam igualmente estas armas. Os ataques, a cavalo ou a pé, tornaram-se mais eficazes com o uso de uma lança em vez de uma espada, contra um samurai usando uma espada.

Tanegashima (matchlock japonês),um tipo de arcabuz, foram introduzidos no Japão em 1543, através do comércio Português. Tanegashima foram produzidos em grande escala por armeiros japoneses, permitindo aos senhores da guerra, treinar exércitos de massas de camponeses. As novas armas foram altamente eficazes, a sua facilidade de uso e eficácia mortal levou à Tanegashima tornando-se a arma de escolha sobre o yumi (proa). Até o final do século XVI, havia mais armas de fogo no Japão do que em muitos países europeus, tendo sido responsáveis por uma mudança nas táticas militares que eventualmente levaram ao estabelecimento do shogunato Tokugawa (período Edo) e o fim à guerra civil. Durante o período Edo, as Tanegashima foram  usadas principalmente para a caça e tiro ao alvo. A intervenção estrangeira em 1800 renovou o interesse pelas armas de fogo, mas a Tanegashima foi ultrapassada por novas armas, compradas por samurais de várias fações a fornecedores europeus.

O ozutsu, canhão do século 16

Os canhões tornaram-se uma parte comum do arsenal do samurai na década de 1570. Foram montados em castelos ou em navios, sendo usado mais como armas antipessoais do que contra paredes do castelo ou algo semelhante, embora no cerco de castelo Nagashino (1575) tenha sido utilizado um canhão com bons resultados contra torres de cerco do inimigo. 

Sem comentários:

Enviar um comentário