quarta-feira, 15 de novembro de 2017

O SUMO – LUTA DESPORTIVA COMPETITIVA


Segundo a lenda, a origem da luta Japonesa Sumo ( 相撲 ), remontaria a um combate livre entre dois Kami pela posse do país. Por isso, o Sumo não seria mais do que a comemoração da luta celebrada entre dois chefes inimigos, um provavelmente coreano e outro japonês, nos alvores do período histórico do Japão.
As primeiras lutas de sumo, cuja essência é religiosa (formam parte dos rituais do Shinto para se reconciliarem com os Kami e assim obterem colheitas abundantes), desenrolavam-se na presença do imperador, que residiu inicialmente em Nara e depois, em Kyoto (na época chamada de Heian-Kyo), começaram-se a organizar torneios anuais de Sumo, sendo os lutadores (Sumotori) procedentes de todas as províncias.
Pouco a pouco, foram elaborando as regras para este combate, e na época da supremacia das classes militares, a partir do século XII, o Sumo converteu-se numa arte militar (joran-zumo).
Foi, sobretudo, na época Edo (1603-1868), quando o país estava relativamente em paz, que o Sumo conheceu uma maior expansão, adotando a forma com que hoje o conhecemos.
Os lutadores são, normalmente, muito pesados, chegando alguns a ter mais de 230 Kg, não existindo nenhuma categoria de pesos, podendo um lutador leve enfrentar perfeitamente, um gigante com o dobro do peso. Aqui é tudo uma questão de flexibilidade, rapidez e técnica.

Museu de Sumo Nihon Sumo Kyokai -Cenas do Período Edo Pintadas por Kunisada Kochoro
Para incrementar o seu volume e potência muscular, os “sumotoris” alimentam-se de “chankonabe”, um cozido de carnes e verduras especiais para aumentarem de peso, e recebem massagens para tornar maior o seu estômago e intestinos.
Museu de Sumo Nihon Sumo Kyokai -Cenas do Período Edo Pintadas por Kunisada Kochoro
Os Sumotori combatem descalços e com o tronco nú, vestindo um tapa nádegas (Mae-tate-mitsu) e um largo cinturão de seda ( Mawashi – 廻し ).Usam um penteado à antiga, o chamado Ó-icho-mage ou Chon-mage, segundo a sua categoria.
Dohyo, círculo sagrado, é o estrado em que se desenrolam os combates de sumo, constituído por uma plataforma quadrada de 5 a 7 m de lado, com uma altura de 0,60 m, no centro da qual há uma zona circular de terra batida coberta de areia fina, com 4,55 m de diâmetro, delimitada por uma corda grossa semienterrada.
Os combates entre os sumotori, desenrolam-se no interior do círculo. Quando um dos lutadores cai por terra e toca no solo fora deste círculo, declara-se vencido.

As Cerimónias que antecedem os combates


Sem comentários:

Enviar um comentário