domingo, 26 de novembro de 2017

O HARA E O CORPO

yahara-hangetsu-kata
Quando os orientais estudaram o corpo humano, não se esqueceram que este era a sede dos sentimentos e das emoções. Os grandes progressos humanos só são possíveis quando se aprende a relacionar a teoria com a prática da respetiva vida quotidiana.
De acordo com a filosofia Taoísta, o corpo é o Yin (terra) e o espírito Yang (céu). O corpo e o espírito não só se vêem como dois pólos contrários, mas também como qualidades complementares que podem e devem encontrar-se na busca diária da harmonia e do equilíbrio.
Símbolo Yin e Yang
A energia tão necessária à prática das artes marciais é por nós captada e feita circular pelo corpo, sendo condensada, de seguida, no ventre, exatamente na zona por baixo do umbigo, denominada pelos japoneses como o Hara. Ali se encontra o centro vital do homem. Do Hara, retiramos a força e segurança necessárias. Quem mais desenvolveu a consciência do Hara foram os japoneses. A saúde deveria ser o nosso estado natural e permanente o que, infelizmente, não acontece, por múltiplas e variadas razões.
Os erros cometidos em termos de posturas físicas, alimentação, respiração, emoções e pensamentos, resultam em sofrimento causado por doenças mais ou menos graves, que apoquentam a generalidade das pessoas.
No Oriente, o sintoma da doença não é considerado necessariamente como um perigoso inimigo que deve ser derrotado. Pelo contrário, é considerado um sinal útil que o corpo dirige à consciência, para que esta concentre a atenção em algo que haja descuidado. Considerado deste modo, o sintoma converte-se num precioso aliado, assinalando um possível perigo e permitindo assim, evitá-lo ou curá-lo.
Um grande número de doenças e de mal-estar físico são possíveis de curar, simplesmente, assumindo e mantendo uma certa posição durante um determinado tempo. As técnicas de respiração do yoga têm potentes efeitos terapêuticos. O yoga, quando praticado com assiduidade, pode prevenir e curar a hérnia discal, a ciática, as hemorroidas, a obesidade ou a hipertrofia da próstata.

A respiração é uma das funções mais importantes do organismo. Como sabemos, o ato de respirar é composto pela inspiração (enchimento dos pulmões de ar rico em oxigénio, que é indispensável à nossa sobrevivência) e pela expiração (esvaziamento dos pulmões do ar consumido, do qual faz parte o dióxido de carbono). Se os pulmões não se esvaziam completamente com uma expiração prolongada, os resíduos tóxicos produzidos pelo metabolismo permanecem no corpo, contaminando-o.
A alimentação, também de extrema importância, contempla substâncias sólidas e líquidas. Modificando alguns dos nossos hábitos alimentares menos corretos, conseguimos melhores digestões e uma alimentação mais equilibrada, portanto, mais saudável.
Devem introduzir-se pequenas quantidade de comida na boca que deverão ser mastigados lentamente. Os alimentos não devem estar a temperaturas nem muito elevadas nem muito baixas, deverão ser ingeridos mornos. Quando comemos, a nossa mente e o ambiente devem estar calmos, o que facilita a digestão. Devem ser ingeridos primeiros os alimentos crus e, de seguida, os cozidos. As frutas devem ser ingeridas separadamente, pois os sucos gástricos necessários à sua digestão são diferentes dos requeridos por outros alimentos. O pequeno-almoço e o almoço são as refeições em que se deve ingerir maior quantidade de alimentos, dado que o estômago, o baço e o pâncreas estão mais ativos nesses períodos do dia, devendo o jantar constituir uma refeição ligeira. Devemos levantar-nos da mesa sem que tenhamos saciado completamente a nossa fome, deixando um pequeno vazio e permitindo, assim, que o organismo absorva as possíveis substâncias em excesso.






Sem comentários:

Enviar um comentário