domingo, 9 de junho de 2019

AS MULHERES E A DEFESA PESSOAL


A violência contra as mulheres  constitui uma das principais formas de violação dos seus direitos humanos, subtraindo-lhe os seus direitos à vida, à saúde e à integridade física. Ela é estruturante da desigualdade de género.  Não é apenas no âmbito doméstico que as mulheres são expostas à violência, esta pode atingi-las em diferentes locais.


Conhecer e praticar algumas técnicas de defesa pessoal, poderá ser vital, para garantir a sua segurança, particularmente, numa área citadina problemática. É igualmente importante saber quais são as zonas do corpo onde é eficaz atacar se necessário.

Há várias técnicas que, apesar de simples, são eficientes:

Quando atacada de lado, poderá utilizar os cotovelos, atingindo o atacante na testa, queixo ou nariz deixando-o vulnerável. Assim, poderá ataca-lo no estômago ou tórax.


Quando atacada por trás, poderá projectar a cabeça para trás, atingindo o agressor no rosto, particularmente no nariz. Sentindo-se à vontade, baixar-se e agarrar-lhe numa das pernas deixando-o desequilibrado.


Quando atacada de frente, conseguindo agarrar-lhe uma das mãos, pressionar os dedos, obrigando o pulso no sentido contrário à articulação, causando-lhe uma dor bastante dolorosa. Poderá também atacar a zona da maçã-de-adão no homem, zona bastante sensível. O pontapé nos genitais é, seguramente, outra forma eficaz de neutralizar temporariamente o agressor.


Poderá sempre considerar a hipótese de trazer na mala um spray, que lhe permite neutralizar temporariamente o atacante, permitindo-lhe chegar a um lugar seguro e avisar as autoridades.



Sem comentários:

Enviar um comentário