domingo, 30 de junho de 2019

CASAS JAPONESAS


Os japoneses vivem em diversos tipos de casas ou em grandes blocos de apartamentos (danchi).
As casas tradicionais japonesas, onde são utilizados materiais naturais, como a madeira, o barro, o teto coberto de telhas, ainda podem ser encontradas nas regiões mais rurais do Japão.
Antes da Segunda Guerra Mundial, muitas delas eram cobertas com palha de arroz, o que, hoje em dia, raramente acontece, tornando-se difícil encontrá-las.


O Verão, no Japão, é quente e húmido, razão pela qual as casas são construídas de modo a permitir a circulação de brisas no seu interior. As portas são de correr e as janelas de madeira e papel, podendo ser abertas para permitir a circulação do ar ou fechadas para o impedir. Também, podem ser removidas de modo a permitir que duas salas pequenas se transformem numa maior.
Geralmente a entrada (genkan), os corredores e a cozinha têm piso com chão de madeira. As restantes assoalhadas são cobertas por esteiras de junco tecida (tatami).



Normalmente quando se entra numa casa japonesa, deve-se tirar os sapatos e calçar chinelos. mas sempre que se entra numa sala com tatami no chão, tem de tirar os chinelos e deixá-los no corredor.
À noite, as pessoas deitam-se em colchões estofados com colchas acolchoadas (futon). Pela manhã, eles são recolhidos, dobrados e colocados em armários especiais.


Assim, a mesma divisão pode ser usada, como quarto de dormir, sala de estar ou de jantar.
Às almofadas achatadas e quadradas onde se sentam é dado o nome de zabuton. Um meio tradicional e prático de se manterem aquecidos, nos dias mais frios, é o uso de mesas baixas, que possuem um sistema eléctrico especial na sua parte de baixo (kotatsu). A mesma é coberta em toda a sua extensão por um cobertor e por cima é colocado o tampo da mesa. Posicionando as pernas debaixo do cobertor, o corpo aquece, obtendo assim uma óptima sensação de conforto.



Fora das grandes cidades, a casa japonesa possui uma casa de banho (o-furo). Esta divisão é feita apenas para os banhos. A banheira é quadrada e funda, depois de cheia com água fria, é aquecida por um aquecedor especial.

 

Antes de entrarem na banheira, lavam-se com sabão, sentados num banquinho ao lado, após se enxaguarem, entram na água quente da banheira.
Toda a família usa a mesma água e as crianças frequentemente tomam banho com os pais. A hora do banho é uma relaxante e agradável hora do dia.



Sem comentários:

Enviar um comentário