quinta-feira, 1 de outubro de 2020

BUSHIDO 10 GRANDES PROVÉRBIOS SAMURAI

 

bushido, é um código de conduta e modo de vida para os Samurai (a classe guerreira do Japão feudal ou bushi), representam um símbolo de uma das culturas e filosofias mais importantes de todos os tempos.

Além disso, o que tornou esses guerreiros verdadeiramente especiais não foram as suas habilidades em batalha. Foram os princípios e valores que os inspiraram.

Alguns dos grandes guerreiros também foram pensadores e grandes escritores.

Foram capazes de nos descrever os aspetos mais importantes da visão do mundo que dominavam e o seu modo de vida.

Graças a esses samurais, hoje temos acesso ao conhecimento e sabedoria que eles nos deixaram.

“Não sei nada sobre superar os outros. Só sei superar-me.”

Três dos guerreiros mais famosos foram os autores de muitas citações de samurais.

São eles: Yamamoto Tusunetomo, Inazo Nitobe e Miyamoto Musashi.

PROVÉRBIOS SAMURAIS POR MIYAMOTO MUSASHI

Miyamoto Musashi do clã Tokugawa, foi considerado um herói no fim do período do Japão Feudal, onde os tradicionais métodos samurais foram lentamente substituídos por armas de fogo.

Miyamoto Musashi simbolizou o auge do bushido, no qual um homem com uma espada na mão representava o máximo da realização individual.

“Observação e percepção são duas coisas diferentes, o olho que observa é mais forte, o olho que percebe é mais fraco.”

Muitos provérbios samurais convidam-nos a apurar os sentidos e tirar o máximo proveito deles. A frase contrasta o valor de olhar com o valor de ver e realça um dos pontos focais do pensamento oriental – não se concentre em si mesmo.

“Pense pouco em si mesmo e profundamente no mundo”

Com outras palavras, não gaste muito tempo a pensar em si mesmo. Em vez disso, use essa energia para pensar sobre a realidade em que vive.

 

“Hoje é a vitória sobre si mesmo de ontem, amanhã é a sua vitória sobre homens inferiores.”

Isso significa que em cada derrota, fraqueza ou falha de si mesmo, fica preparado para derrotar outros que têm esses mesmos defeitos. 

PROVÉRBIOS DE YAMAMOTO TSUNETOMO

Yamamoto Tsunetomo foi um samurai, monge budista e filósofo japonês. O seu estudo sobre o Bushido foram compilados no Hagakure, um guia espiritual para os antigos samurais, considerado atualmente um dos mais importantes escritos sobre o pensamento nipônico da antiguidade.

“Se se iniciar sem vigor, sete em cada dez das suas ações não atingirão o objetivo”.

Nesta citação, o autor afirma sobre a importância de começar algo com força e energia. Se fizer isso, poderá manter o seu espírito com positivismo.

 

“É bom enfrentar desafios na sua juventude. Quem nunca sofreu, não formará suficientemente o seu caráter.”

Outro ditado fala sobre a importância dos desafios. Indica que os desafios e a luta para superá-los são o que promove o seu caráter.



PROVÉRBIOS POR INAZO NITOBE

Nitobe Inazo foi um economista, escritor, educador, diplomata, político e cristão durante o período Meiji. Nitobe é considerado um grande compilador de provérbios samurais.

Muitos desses ensinamentos são de origem desconhecida, mas refletem uma incrível clareza e sabedoria.

“O aspecto espiritual da bravura é evidenciado pela compostura – a presença calma da mente. Tranquilidade é coragem em repouso. ”

Este famoso provérbio fala sobre a relação entre coragem e tranquilidade.

“A disciplina da força dá-nos resistência sem reclamar, e também ensina cortesia. Exige que não arruinemos o prazer ou a serenidade dos outros através da expressão de nossa própria tristeza ou dor. ”

Outra frase fala sobre estoicismo – a capacidade de ser forte diante da dor. Ser resiliente e sempre atencioso com os outros.

“A benevolência era considerada uma virtude soberana em dois sentidos: soberana entre os múltiplos atributos de um espírito nobre e soberana porque é particularmente apropriada para a função de um guerreiro”.

A filosofia do Samurai é particularmente bem expressa nesta citação. Eles nunca separam o combate do poder da bondade e dos valores espirituais.

 

PROVÉRBIOS SAMURAIS INSPIRADOS NO BUSHIDO

No livro “O Caminho do Samurai”, há muitas afirmações sábias. Todos elas convidam-nos a encarar a vida com coragem e sempre manter a sua evolução pessoal em mente.

A evolução pessoal acontece dentro de nós e depois reflete-se no exterior.

“Quando se aconselha, primeiro discernimos se a outra pessoa está ou não disposta a aceitá-lo.”

Esta é uma recomendação valiosa. Faz-nos lembrar que não podemos ajudar ou orientar ninguém, se ele não quiser.

Com outras palavras, não dê conselhos não solicitados.

“Se embarcar num caminho desconhecido, infinitos segredos aparecerão no final.”

Este é um provérbio samurai que nos convidar a não temer coisas novas ou temer o desconhecido. Sempre que deparamos com  algo novo, aprenderemos lições valiosas.

Os samurais são retratados nos filmes como guerreiros incrivelmente habilidosos, e certamente foram.

Mas eles eram muito mais que isso. A atitude deles em relação à vida era a dos que sempre se esforçam para melhorar, e viam a espiritualidade como o caminho para alcançar a grandeza.



Sem comentários:

Enviar um comentário