domingo, 25 de outubro de 2020

O DOJO É PARA TODOS

 


Numa definição simples, Dojo é o local onde se treinam artes marciais japonesas.

O termo tem origem do Zen Budismo, significa lugar de iluminação, que diz respeito ao espaço, onde os monges praticavam a meditação, a concentração, a respiração, os exercícios físicos entre outros. Analisando os kanjis, ver-se-á que “DO” quer dizer caminho e “JO”, lugar, espaço. Logo, DOJO é o lugar onde se pratica o caminho de uma arte marcial.

O dojo deve ser respeitado como se fosse a casa dos praticantes. Por isso, é comum ver o praticante fazer uma reverência antes de entrar, tal como se faz nos lares japoneses.

Antes do treino, no Dojo, vem a meditação, que tem como objetivo limpar a mente e esquecer todas as preocupações e frustrações do dia a dia, entrando em harmonia com o corpo, espírito, respiração e mente.



As pessoas vêm para o karate por muitas e diferentes razões.  Alguns querem melhorar a aptidão física, coordenação e flexibilidade, outros querem aprender a defesa pessoal, equilíbrio emocional e físico, outros ainda estão á procura de uma prática marcial que inclui armas e outros treinos.

 Não se colocam limites para começar, simplesmente, á que começar. O karaté é para todos. Basta ter um espírito aberto, sem preconceito e o desejo de trabalhar com compromisso.

Os três primeiros meses dos treinos são desafiadores. Não há que ter desânimo, os instrutores de karate trabalharão durante os primeiros treinos com a tranquilidade necessária para que o iniciante tenha feito algumas das habilidades básicas, necessárias para a sua segurança.

As dores musculares aparecem, porque se usou conjuntos musculares que não sabiam que existia, isso é normal. Se o karate parece difícil no início, uma das motivações é que ele será sempre um desafio.

O que se aprende no Dojo é arte, respeito pelo próximo, pelos instrutores, colegas de treino e por si mesmo.

Numa recente pesquisa, foi possível identificar que os homens procuram o karate, e têm conhecimento da existência desta arte, através dos filmes de artes marciais, de programa de desporto e pela internet.

Para se iniciar no karate, não é necessário ter conhecimentos sobre artes marciais. O karate é mesmo para todos.

Se a procura é por uma atividade física, fortalecimento do corpo, da mente e do espírito, aliado ao excelente sistema de autodefesa, o karate é o ideal para abandonar de vez o sedentarismo.

A arte cultiva as sete virtudes do guerreiro conforme o “Bushido”, código dos samurais: justiça, valor heroico, compaixão, cortesia, honra, sinceridade e o sentido de dever e da lealdade.



O karate não pode ser encarado só como um desporto, muito menos como um divertimento. Trata-se de uma prática cujo foco é a procura interior, o desenvolvimento da perceção, para vermos melhor o mundo.

Com a prática é possível desenvolver: relaxamento, concentração, espírito da não competição, não encontrando no seu parceiro de treino, um adversário, mas sim, um amigo.

As aulas seguidas com compromisso e assiduidade, os benefícios são diversos: físico, biológico, psicológico, técnico, e espiritual, melhoramento do sistema cardiovascular, neuromuscular, metabólico, coordenação motora e flexibilidade corporal.

O praticante masculino, na maioria das vezes, procura o karate para treinar com foco na defesa pessoal, eficiência técnica e logo descobrem, que não é só isso.

 As mulheres destacam-se no karate pela facilidade da aprendizagem, principalmente devido ao conceito de não utilizar força para dominar o “adversário”, conceito esse que é mais difícil de ser compreendido pelos homens.

As mulheres são bem-vindas nas Escolas de karate, podem e devem cuidar da saúde, “recarregar a bateria”, alongar e fortalecer o corpo, combater o estresse, visando envelhecer de forma saudável, ganhar folego para enfrentar o dia a dia cada vez mais competitivo.

Na História do Japão, ao contrário do que se possa pensar, a mulher sempre teve um papel importante e fundamental, pois dentro dos Clãs, as mulheres também eram treinadas desde a infância, a partir dos 6 anos de idade. Quando os homens deixavam os castelos e vilas para irem para a guerra, a segurança dos mesmos recaía nas mãos das mulheres. Assim, não há que se falar em qualquer tipo de preconceito, o karate não é só para homens, as mulheres podem e devem pratica-lo.



As mulheres são beneficiadas fisicamente, tecnicamente e espiritualmente quando praticam karate.

Este desporto dá segurança, capacidade de defesa, controle e determinação sem “masculinizar”, muito pelo contrário, confere-lhe equilíbrio e elegância, desenvolve a postura física correta, aumenta a coordenação psicomotora.
As técnicas, movimentos e exercícios respiratórios modelam o corpo e auxiliam na regulação de vários sistemas do corpo humano, tais como, cardiovascular, respiratório, ósseo, etc., auxiliando na diminuição da ansiedade, isso é possível através dos diversos momentos do treino dedicados à concentração e à meditação. 

A prática constante ajuda a corrigir a postura lombar e aumenta a flexibilidade de todas as articulações, aumentando os níveis de confiança e é possível desenvolver habilidades inimagináveis, tendo uma melhor qualidade de vida. 


O karate pode ser iniciado a partir dos 6 anos de idade.

É importante que a criança participe de alguns treinos, sem compromisso, para entender um pouco da arte, conhecer o Sensei e os novos amigos.

Para uma maior segurança, devem procurar Dojos, onde os monitores sejam qualificados e experientes com atletas infantis. É importante que, as turmas sejam adequadas ao espaço disponível.

Salienta-se que, os ensinamentos do karate nessa fase, sejam transmitidos de forma lúdica, com brincadeiras, com apresentação de desafios, inclusão de jogos cooperativos, valorizando sempre o trabalho em grupo.

O objetivo é colaborar para a formação de um ser humano melhor, sendo que, esta Arte, é um dos caminho para a transmissão de valores. Para isso as aulas devem ser realizadas num ambiente higienizado, saudável, bem iluminado e tranquilo, a criança deve entender que o Dojo é a extensão da sua casa.

Através das aulas e com o apoio da família, os resultados positivos são inevitáveis: respeito, confiança, disciplina, coordenação motora, aperfeiçoamento das qualidades físicas, força, equilíbrio, reflexo e muitos outros são alguns dos benefícios, que serão conquistados.




Sem comentários:

Enviar um comentário