sábado, 7 de novembro de 2020

O Publico no karaté


O publico alvo do karaté, são sem dúvida os amantes das artes marciais e em especial os amantes do karaté.

 Muitas pessoas, para compreenderem ou evoluírem na arte marcial, assistem a diversos treinos e competições de karaté. Aprende-se muito a ver os outros treinar. Ficamos mais fortalecidos quando vemos bons karatecas a praticar.

Ao se assistir a uma competição deve-se tirar sempre ilações para o seu próprio treino, ensino, e modo de vida.

O Karaté não escolhe publico alvo. As pessoas é que escolhem pratica-lo. E como é uma arte muito completa, todos os gostos se sentem contemplados. Isso possibilita a um pai estar com os seus filhos a assistir ou a treinar uma mesma arte marcial, proporcionando a estes uma saudável concorrência e um progresso, unidos no mesmo contexto desportivo. 

Em muitos dojos, durante um treino pode ser visto, avô, filho e netos, treinando ou assistindo juntos. Esta é uma das razões que demonstra que não é o karaté que procura as pessoas, mas sim as pessoas que o procuram.

Para praticar o karaté, tem de ser gostar, tem de vir de dentro o interesse, pois não é nada fácil, socar e chutar repetidas vezes em todos os treinos sem haver um entendimento profundo desta arte marcial.

No início é difícil entender a razão dos treinos, só será compreensível após muito tempo de prática, mas além disso também ter interesse por assistir a muitas competições para alcançar os objetivos pretendidos dentro do dojo. Por tudo isto penso que o mais difícil não é levar uma pessoa para o karaté, mas sim mante-la a treinar.

Claro que todas as campanhas de divulgação são válidas para esclarecer e despertar a curiosidade das pessoas que guardam em si um interesse por esta arte marcial, mas talvez pela desinformação resistem a procurar um dojo para se iniciarem no karaté.

Quanto ao publico alvo, a partir do momento em que ele assimila os movimentos e tem a sua atenção voltada para o karaté, não existe idade nem sexo, existem só formas de treino para os vários objetivos.


Há quem pense que o karaté é que separa o seu publico dos seus praticantes. Seria importante, hoje em dia uma maior abertura do dojo para toda a população, não só nas competições como também nos treinos. Haveria uma maior compreensão para independentemente do estilo, do mestre que ensina, demonstrar que é uma arte muito difícil de ser praticada e que requer dedicação, esforço, vontade, disciplina e vários outros valores.

Um publico assíduo, vai entender, por exemplo que um karateca para chegar a cinto preto teve de suar muito o seu kimono, e que os que ainda não o são terão de fazer o mesmo para lá chegar. Também verá que muitos infelizmente desistem a meio caminho por ser muito difícil, possivelmente esta atitude é a seleção natural desta arte marcial.



Sem comentários:

Enviar um comentário