sábado, 21 de novembro de 2020

FLORES DE AMEIXOEIRA – O SEU SIMBOLISMO NO JAPÃO

 

Quando pensamos na primavera no Japão, lembramos do sakurá, mas há outra flor de origem chinesa que também simboliza a estação e desempenha um papel especial na cultura japonesa. São as flores de ameixoeira, que florescem entre os meses de fevereiro e março.

Devido à sua beleza singela e delicada, as flores de ameixoeira são muito retratadas em diversos tipos de arte na cultura asiática como poemas, pinturas, canções, etc. Quando a ameixoeira entra em floração, os japoneses entendem que o frio do inverno está a despedir-se para dar lugar ao calor ameno da primavera.

A flor da ameixoeira, apesar da sua aparência delicada, é símbolo de persistência, obstinação, resiliência e perseverança, pois florescem ainda no inverno, quando os galhos estão repletos de neve. Por causa disso, é considerada um símbolo de ambas as estações, pois simboliza o fim de uma e o começo da outra.

Devido à sua resistência ao frio, é considerada um dos Três Amigos do Inverno, ao lado do pinheiro e do bambu. Também faz parte da lenda dos Quatro Cavalheiros, junto com a orquídea, o crisântemo e o bambu. É considerada uma das Flores das 4 estações: Orquídea (primavera), lótus (verão), crisântemo (outono) e a flor de ameixa (inverno). 

Outra característica peculiar das flores de ameixoeira, é o fato delas florescerem antes mesmo das folhas. No Japão e na China, muitas pessoas plantam uma ameixoeira no jardim, sempre voltada para a direção nordeste, pois dizem que isso traz sorte e espanta os maus espíritos. A maioria das flores da ameixoeira têm cinco pétalas e a cor pode variar do rosa clarinho, quase branco ao rosa escuro.

Existem muitas variedades com mais de cinco pétalas (Eja-Ume) e chorões (Shidare-Ume ) e ao contrário do sakura (flores de cerejeira), as flores de ameixoeira tem uma fragrância forte, porém doce. Na China, foi nomeada como “Flor Nacional”.


Entre os meses de fevereiro e março, muitos festivais das ameixoeiras (Ume Matsuri) são realizados no país, especialmente em parques públicos, santuários e templos. Em Tóquio, os festivais mais famosos são o Setagaya Ume Matsuri (Parque Hanegi) e Matsuris no KoishikawaKorakuen e santuário YushimaTenjin.

Além de simbolizar perseverança e esperança, a flor de ameixoeira também representa a beleza, a pureza e a efemeridade da vida. Segundo o confucionismo, cada uma de suas cinco pétalas representa as Cinco Bençãos Chinesas” que todos desejam ter nas suas vidas: Vida longa, Fortuna, Amor Integridade, Saúde e Morte Natural. A sua fruta, conhecida como ume, ameixa japonesa ou abricó japonês, está presente diariamente na dieta japonesa. O sabor é mais azedo, muito diferente da ameixa ocidental. É consumido especialmente em conserva (tsukemono) com o nome de umeboshi. A ameixa ume também é usada para fazer vinhos e vinagres.

Os japoneses são na generalidade muito supersticiosos e acreditam que comer umeboshi ao pequeno almoço afastará má sorte e infortúnios. Superstições à parte, o ume oferece uma série de benefícios para a saúde. É rica em vitamina C, cálcio, potássio e fibras dietéticas, e ao mesmo tempo é pobre em gordura e calorias.

É um alimento muito usado na medicina tradicional chinesa, devido ás suas propriedades antimicrobianas é eficaz para combater bactérias patogênicas que causam doenças bucais, assim como cáries dentárias. Também ajuda a prevenir e tratar doenças gastrointestinais como a gastrite e úlceras gástricas.


 


Sem comentários:

Enviar um comentário