domingo, 3 de janeiro de 2021

HARAKIRI – SUICÍDIO SAMURAI

 

Um aspecto do código do samurai, que fascinava e intrigava os estrangeiros, consistia na obrigação e dever que um samurai tinha de praticar o ‘harakiri’ ou ‘sepukku’ (evisceração), em determinadas circunstâncias.

De acordo com alguns registros o primeiro samurai a praticar o ‘harakiri’ teria sido Tametomo Minamoto em 1170 D.C., após perder uma batalha no leste. Samurai lendário pertencente ao clã Minamoto, Tametomo era conhecido por sua descomunal força e valor individual nos combates.

Participou nas famosas lutas do incidente (na prática, golpe de estado) de Hogen (1156 D.C.) , quando membros das famílias Taira e Minamoto misturaram-se com partidários da nobreza em luta na capital Heian. No incidente de Hogen evidenciou-se que o poder efetivo, já estava nas mãos poderosas dos samurais e não nas fracas mãos dos aristocratas da corte.


Nesse incidente houve apenas uma luta entre os partidários do imperador Goshirakawa e do ex-imperador Sutoku, e apenas nesse combate travado nas ruas de Heian, os partidários do ‘tennô’ venceram as forças do ‘in’ ( ex-imperador).

Existe uma outra versão segundo a qual Tametomo teria ido até ás ilhas ‘Ryukyu’ em Okinawa, no extremo sul do arquipélago, onde, desposando a filha de um chefe local, fundou uma dinastia. Mas, a morte de Tametomo provavelmente ocorreu em 1170 D.C. , após uma derrota, realizou-se então o ‘sepukku’, sendo assim efetuado o primeiro ‘harakiri’ registrado na história dos samurais.


Vários motivos podem levar um samurai a cometer o ‘harakiri’:

- A fim de admoestar seu senhor


- Por ato considerado indigno ou criminoso, por exemplo, uma traição


- Evitar a captura em campos de batalha, já que para um samurai constitui uma imensa desonra ficar prisioneiro do inimigo e também porque é considerado uma política errada. Os prisioneiros na maioria das vezes são maltratados e torturados.

O samurai tem um grande desprezo por aquele que se rende ao adversário. Por isso o código (não escrito) de honra de um samurai exige que ele se mate antes de ficar prisioneiro nas mãos inimigas.

Como leal servidor, o samurai sente-se na responsabilidade de chamar a atenção do seu amo pelas faltas e erros por ele apresentados. Se por fim, o samurai falhar (o conselho franco ou pedido direto), o samurai-vassalo recorre ao extremo meio de sacrificar a sua vida, a fim de fazer o seu senhor voltar ao bom caminho.

Muitos são os exemplos históricos, existe o de um samurai subordinado que imolou-se para chamar a atenção do seu amo, isso aconteceu na vida de Nobunaga Oda, um dos mais brilhantes generais da época das guerras feudo nipônicas.

Nobunaga Oda era violento e indisciplinado quando jovem, ninguém conseguia corrigi-lo. Um samurai-vassalo, que servia a família Oda por muito tempo, praticou o ‘sepukku’ de advertência. Conta-se que, diante desse incrível sacrifício do devotado servidor, Nobunaga mudou de conduta, assumindo responsabilidades de chefe do clã, marchando para sucessivas vitórias.




Sem comentários:

Enviar um comentário