domingo, 14 de março de 2021

O TREINO DE FORÇA

A noção de forma física abrange diversas realidades.

Para o desportista de competição, ela está associada à performance alcançado na disciplina respeitante. Para o desportista ocasional, a forma física tem haver com a necessidade de se sentir em boa condição, para responder favoravelmente ao esforço físico.

Se a ausência de doenças é uma condição necessária, para se estar “em forma”, não é uma condição suficiente. A “forma” pressupõe uma aptidão física, uma disponibilidade muscular, cardíaca e respiratória, suscetíveis de se adaptarem, sem preparação, a esforços tais como a corrida, a subida de escadas com rapidez ou a um jogo de futebol.



Na preparação física do desportista marcial, também é importante o treino de força, tendo ele, necessariamente, o cuidado de a desenvolver, sem perder a elasticidade muscular ou a velocidade.

Os músculos representam 40% do peso total do corpo. Segundo o anatomista Sappey, o corpo humano tem 455 músculos: 190 músculos no tronco; 63 na cabeça; 98 nos membros superiores e 104 nos membros inferiores.

 


-

Coordenação muscular: é a Ação das massas musculares, agrupam-se de acordo com uma finalidade de trabalho.

-

Músculos agonistas:  Agem como protagonistas de qualquer movimento.

-

Músculos antagonistas:  Oferecem resistência à Ação dos agonistas.

-

Músculos neutralizadores:  Neutralizam outro músculo cuja ação não é desejada no movimento em questão.

-

Músculos fixadores:  Intervêm, imobilizando outros segmentos.


 

Dadas as características particulares do desporto marcial, a mobilidade é uma qualidade fundamental e, portanto, a força que possamos treinar estará em relação com movimentos completos dos grupos musculares protagonistas.

  
Contração                                         Descontração





Sem comentários:

Enviar um comentário