sábado, 16 de setembro de 2017

HIROSHIMA E NAGASAKI – AGOSTO 1945


Hiroshima é uma cidade do Japão situada na ilha de Hondo. A cidade, construída sobre sete ilhas, formada pelos braços do rio Ota. Tinha, no início da 2ª Guerra Mundial, quatrocentos mil habitantes. Depois da destruição provocada pela explosão da 1ª bomba atómica, foi rápida a reconstrução, mantendo hoje a sua importância comercial e industrial ( produção de veículos automóveis e equipamentos industriais).
Aquando da descoberta desta nova arma atómica, os físicos concluíram ser possível a libertação de uma quantidade de energia , mais de dois milhões de vezes superior à que se produz numa reação química vulgar.
1945 - Hiroshima - Bomba Little_boy
No dia 6 de Agosto de 1945, ás 8h15, uma só bomba atómica, foi lançada sobre Hiroshima, tendo produzido destruições equivalentes às que poderiam ser originadas por mais de mil bombas clássicas, das mais potentes.
A temperatura no ponto da explosão atingiu vários milhares de graus Fahrenheit originando intensos raios de calor; rajadas de vento que atingiram mais de 1.300 pés por segundo e radiações mortais, que devastaram a cidade.
Tudo o que se encontrava a 1,25 milhas do epicentro foi destruído e a cidade ficou reduzida a cinzas.
1945 - Nagasaki - Bomba Fat_man
Três dias mais tarde, uma bomba atómica de plutónio, foi largada sobre Nagasaki. Nos meses seguintes, morreram cento e quarenta mil pessoas em Hiroshina e setenta mil em Nagasaki.
Hiroshina
Nagasaki
Hoje, muitas pessoas sofrem ainda os efeitos das radiações.

- Efeitos genéticos posteriores
- Exposição dos fetos no útero
- Cancro
- Leucemia
O bombardeamento das cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki pode ser considerado o maior atentado terrorista da história da humanidade, já que o objetivo do governo e do exército dos Estados Unidos, era aterrorizar a população japonesa e, assim, por fim à segunda guerra mundial.
O uso das bombas fez com que o Japão se rendesse em 14 de agosto de 1945. No dia seguinte, a declaração de rendição, na voz do Imperador Hirohito, foi transmitida pela rádio para todo o Japão.

Património da Humanidade da UNESCO
O Memorial da Paz de Hiroshima, uma das únicas construções que resistiram ao bombardeamento nuclear de 1945

Sem comentários:

Enviar um comentário