domingo, 24 de setembro de 2017

ONSEN - FONTES VULCÂNICAS NATURAIS NO JAPÃO

Onsen (温泉) são fontes termais vulcânicas naturais, que possuem águas ricas em minerais, com temperaturas nunca inferiores a 25º. Ajudam a relaxar, trazendo alguns benefícios para a saúde, permitindo tomar banho ao ar livre, numa soberba e tranquila paisagem, muitas vezes coberta de neve. É provável que existam mais de três mil fontes termais naturais em todo o Japão.


Originalmente as Fontes termais eram mistas. Atualmente, cerca de 90% dos Onsen, têm banhos separados para homens e para mulheres.
O banho japonês segue um cerimonial rigoroso: na sala grande, os utentes sentam-se nus, de cara para a parede, lavando-se com a ajuda de um chuveiro de mão, sabão e trapos, numa palangana (bacia, baixa e larga). Só depois passam às piscinas de águas carregadas de minerais benéficos.

Quem toma banho nestas águas pela primeira vez, tem a dolorosa sensação de queimadura no corpo. Os japoneses estão acostumados a resistir quase até ao ponto de ebulição.
O banho é um lugar de confraternização, tendo as termas, por isso, salas de chá, de convívio e outras, onde é possível relaxar-se com os amigos, retemperando forças para um novo período de trabalho.


Sem comentários:

Enviar um comentário