sábado, 14 de dezembro de 2019

BONSAI (1)


Bonsai a arte oriental de produzir miniaturas de plantas.  Originou-se na China, por volta de 700 AC., tendo sido por volta do século XII, no Japão, que se tornou numa expressão artística. No ocidente, o cultivo de bonsai como passatempo desenvolveu-se bastante nos últimos 200 anos. Hoje, estas pequenas árvores estão espalhadas por todo o mundo.


A palavra japonesa “Bonsai” é uma derivação de “Pen-Zin”, antiga palavra chinesa que significa “pequena árvore anã”. No entanto, o ideograma japonês que se pronuncia “Bonsai” encerra um conceito bastante mais extenso, significa “árvore ou arbusto mantido anão, para que possa ser admirado como um troço da natureza”.


Sendo uma arte viva, torna-se uma obra nunca terminada, em constante transformação nas mãos do artista, para quem constitui uma fonte inesgotável de inspiração e meditação.
A relação do artista com o Bonsai traduz-se numa eterna relação entre homem e natureza, cada passo leva a uma nova descoberta.
Neste ambiente de integração e paz, a longevidade do Bonsai pode unir gerações em busca de novas formas.


No Japão, a arte da paisagem miniatura chama-se Saikei.



Há duas formas de o cultivar: uma, a preferida no sul do Japão, consiste em imitar a natureza. Assim, cultivam unicamente árvores nascidas no campo e conservam-nas mais ou menos com a mesma forma que a natureza lhes deu, mas mantendo-as anãs. No Norte, prevalece uma ideia diferente, consiste em obter, de uma maneira artificial, formas harmoniosas para estas árvores.


Sem comentários:

Enviar um comentário