quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

BONSAI (2)


Existe uma crença popular de que o bonsai é uma árvore difícil de cuidar e, sobretudo, de o manter vigoroso. Mas isto não é assim. Cuidar de uma destas pequenas árvores não é uma ciência impossível, basta seguir algumas diretrizes básicas e cumprir com alguns aspetos.
Cultivar um bonsai é uma arte. Estas pequenas espécies vegetais formam parte da decoração interior de muitas casas, trazem elegância e cor à divisão onde se encontram. Os cuidados básicos são a rega, o adubo, a poda ou o transplante.
Se tem interesse de ter um bonsai, mas não sabe como fazê-lo, leia detalhadamente o seguinte texto.

Quando e como se deve regar estas plantas?Quando se observa que a árvore necessita de água, ou seja, quando se nota que a terra está seca. Deve-se regar, de maneira abundante, até que o terreno fique completamente molhado e até que a água saia pela drenagem. Deve-se regar desde cima ao princípio, e depois fazê-lo no fundo.  É também aconselhável pulverizar a planta de vez em quando, pois, as que se situam no interior das casas estão privadas do orvalho da manhã e acumulam muito pó.

Onde se deve colocar um bonsai?
As variedades que podem crescer no interior, é recomendável coloca-las perto de janelas amplas e bem iluminadas, em espaços frescos, longe de aparelhos que emitam calor.
A variedade para exterior localize-os em terraços, varandas ou jardins que cumpram os requisitos de luz, ar ou chuva. Deve-se notar que em tempos de calor intenso, geada ou frio extremo, devemos protegê-los e resguardá-los.




Quando se deve adubar?Deve-se adubar nas épocas de maior crescimento, ou seja, na primavera e no final do verão (nunca no inverno nem com calor extremo). Deve-se adubar em pequenas quantidades, mas frequentemente.

Quando e como devemos podar?
Com a poda podemos dar a forma que queiramos ao nosso bonsai. Esta consiste em cortar os ramos que consideremos inúteis, ou que estejam defeituosos com o objetivo de controlar o tamanho, o crescimento e de fortalecer a árvore.
Não existe uma época perfeita para a poda, pois esta dependerá do tipo de espécie que se tenha.  Regra geral, recomenda-se cortar os pequenos ramos no início da primavera.


Como podemos transplantar um bonsai? Preparar o vaso, as ferramentas e a terra.
Levantar o bonsai do vaso, retirar a terra velha.
Aparar uma parte das raízes (cerca de um terço).
Plantar a árvore no novo vaso, com terra nova (recomendamos que consulte um profissional para saber qual é o melhor substrato para a espécie que pretende transplantar). Introduza as raízes com cuidado, evite a formação de bolsas de ar.
Regue bem até que a água saia limpa pela drenagem (os orifícios na parte inferior do recipiente). 

Como vê, o cuidado de um bonsai não é uma tarefa tão complexa se se observar uma série de diretrizes e se levar a cabo uma série de ações específicas.
Estas são algumas questões que podem ajudar a incentivar a plantar e cuidar de uma destas pequenas árvores. Para muitas pessoas, cuidar e cultivar um bonsai é uma técnica de relaxamento e uma boa maneira de evadir-se dos problemas ou do stress do dia a dia.

Sem comentários:

Enviar um comentário