sábado, 1 de fevereiro de 2020

KARATE SHOTOKAN - GICHIN FUNAKOSHI


A história do mestre Gichin Funakoshi é essencial na compreensão do karate. A ele é dado o título de “pai do karate moderno”, devido aos seus esforços na divulgação dessa arte e de a tornar acessível a todos.
Gichin Funakoshi nasceu em Shuri, Okinawa, em 1868, o mesmo ano da Restauração Meiji. Era filho único e logo após o seu nascimento foi levado para a casa dos avós maternos, com os quais foi educado. Algum tempo depois começou a frequentar a escola primária, onde conheceu outra criança de quem ficou muito amigo. Essa criança era filho de Yasutsune Azato, um dos maiores especialistas de Okinawa na arte do karate, e membro de uma família respeitada.  Funakoshi começou a ter as suas primeiras lições de karate.  Quarenta anos depois em Tóquio fez as primeiras demonstrações que fariam do karate umas das artes marciais mais conhecidas e praticadas do mundo. É da sua autoria a alteração da palavra “karate”, de mãos chinesas, para “mãos vazias”.


A história do estilo Shotokan  confunde-se com a própria história do karate moderno. Sistematizado por Gichin Funakoshi por volta de 1888, ele foi um grande defensor das artes marciais até à sua morte, por isso é conhecido como “o pai do karate moderno”. Gichin Funakoshi aprendeu a técnica com mestre Azato, mas como na época não era permitida a prática do karate, as aulas eram só à noite, estendendo-se até a madrugada. Lá ele aprendia a golpear e mover-se conforme os métodos praticados naquele tempo.


O treino era muito rigoroso. Mestre Azato tinha uma filosofia no treino que se chamava Hito Kata San Nen, ou seja, “um kata em três anos”. Funakoshi estudava cada kata a fundo, e então, quando autorizado pelo seu mestre, seguia para o seguinte.


No começo deste século (em 1902), durante a visita de Shintaro Ogawa, inspetor escolar da prefeitura de Kagoshima, à escola de Funakoshi em Okinawa, foi feita uma demonstração de karate. Funakoshi impressionou muito, ficou tão entusiasmado que escreveu um relatório ao Ministério da Educação elogiando as virtudes da arte. Foi então que o treino de karate passou a ser oficialmente autorizado nas escolas, conquistando rapidamente o Japão onde foi implantado na maioria das universidades.


O Shotokan procura o equilíbrio físico, mental e espiritual.

Acredita-se que a procura incessante desse equilíbrio é fundamental, pois para um karateca conseguir praticar correctamente e evoluir, é necessário que corpo, mente e espírito estejam em sintonia perfeita. 



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