segunda-feira, 13 de abril de 2020

A ÁRVORE MAIS ANTIGA DO JAPÃO


A cerejeira mais antiga do Japão, é certamente a mais velha árvore do planeta, está localizada no templo budista Jissou, na cidade de Hokuto, em Yamanashi, província situada a cerca de 100 Kms a oeste da capital japonesa, no centro-leste do arquipélago japonês.
O nome é Yamataka Jindaizakura ou Yamataka Kamishiro Sakura, a antiga árvore é Património Natural do Japão e existe há pelo menos 2 mil anos, de acordo com o histórico divulgado pela província local.


Há botânicos, no entanto, acreditam que a antiga cerejeira possa ter mais de três mil anos, o que a colocaria entre as cinco árvores mais antigas do mundo. No entanto, como cerejeira, não existe relatos de que exista no mundo alguma mais antiga do que a Yamataka Kamishiro.
A sua floração ocorre sempre a partir da última semana de Março, podendo variar de acordo com as condições climáticas. Durante a floração, os seus longos galhos, que percorrem por uma extensa área do templo, são cuidadosamente amparados por varas para que não se partam com o peso das flores, de acordo com a administração do Otsuyama Jisso Temple, nome original do Templo Jissou.


Na época da floração da cerejeira, esta imponente árvore atrai milhares de visitantes de várias regiões do Japão, inclusive turistas estrangeiros. O templo budista fica lotado apenas para contemplar a floração da venerável cerejeira.


O templo, no entanto, alerta que é proibido realizar o hanami (ritual contemplação das flores com os tradicionais piqueniques á volta da Yamataka Kamishiro Sakura, visto que a árvore é frágil, além de ser considerada sagrada – o templo tem outras áreas com várias cerejeiras, nas quais são permitidas a realização dos famosos piqueniques durante o hanami.


Curiosidades:
Tem uma altura de 10,3 m e uma circunferência de raiz e tronco de 11,8 m, é a maior e mais antiga árvore do Japão. Tornou-se o primeiro monumento natural nacionalmente designado na era de Taisho. Em 1990, foi selecionada para as 100 maiores árvores do mundo. Diz a lenda que o mítico senhor da guerra Yamato Takeru Nomikoto, foi quem a plantou, durante o Tosho, e é daí que vem o nome.  Por volta do século XIII, o santo Nichiren , viu o declínio dessa árvore , rezou pela sua  recuperação e o milagre aconteceu.

Ao mesmo tempo em que a cerejeira floresce, cerca de 80.000 narcisos também florescem, e o contraste entre o amarelo nos pés e a cor vermelha clara acima da cabeça é que dá a grande beleza a esta árvore.


Sem comentários:

Enviar um comentário