sexta-feira, 3 de abril de 2020

A HISTÓRIA DA TEMPURA E A SUA CHEGADA AO JAPÃO



A tempura é uma preparação tradicional e presente no dia a dia dos japoneses. Vegetais, legumes e marisco são panados com farinha de trigo, e fritos em óleo quente. O resultado é uma cobertura crocante casquinha e saborosa enquanto o interior fica macio.


HISTÓRIA DA TEMPURA
O método de preparação de fritar comida panada no óleo chegou ao Japão por volta do século XVI (1543). Quando os portugueses chegaram ao Japão, rapidamente tornou-se uma das comidas favoritas do shogun Tokugawa Ieyasu.

Inicialmente era uma preparação de luxo, já que o óleo era um ingrediente caro e apenas os mais ricos tinham acesso em quantidade para fritar.
Naquela época, o país encontrava-se em guerra civil e os portugueses forneciam materiais para os japoneses. Além das armas, chegavam receitas e outros ingredientes, como sabão e tabaco. A receita original dos portugueses era feijão verde panado.
Foi no período Edo que os japoneses tiveram acesso ao óleo vegetal, além de novas técnicas mais baratas de produção. A tempura tornou-se uma refeição popular entre todos. A receita do panado teve uma nova adaptação japonesa, fizeram-na com uma massa mais leve.
Era vendida principalmente em barraquinhas e não era adquirida no dia a dia. Era utilizada apenas como um lanche e vendida em espetadas.
Com o passar do tempo, passou a ser acrescentada a outras preparações tradicionais e tornou-se mais popular.
Foi no período Meiji que começaram a surgir restaurantes especializados e populares.  No Japão, alguns usam farinha especial e óleo de farelo de arroz.


INFORMAÇÕES ÚTEIS
É importante cortar os ingredientes de maneira uniforme e de tamanhos iguais. Dessa forma, eles fritarão de maneira proporcional e sem partes cruas, mantendo o sabor.
O melhor molho para acompanhar a tempura é feito com shoyu, mirin e dashi. É comum servir com rabanete para amenizar a oleosidade na boca.
Os melhores locais para provar tempura são as feiras ao ar livre, mercados de peixe ou em restaurantes tempura-ya. Nesse último tipo, um chef prepara as tempuras em frente dos clientes e serve fresco.

Sem comentários:

Enviar um comentário